PUBLICIDADE

Veja como Israel intercepta mísseis lançados de Gaza

Mais recente conflito entre palestinos e israelenses chamou atenção para a tecnologia do chamado ‘Domo de Ferro’

19 mai 2021 16h10
| atualizado às 16h11
ver comentários
Publicidade

O mais recente estopim das tensões entre palestinos e israelenses também chamou a atenção para a tecnologia do chamado ‘Domo de Ferro’, sistema antimísseis de Israel que interceptou cerca de 90% dos foguetes lançados pelo grupo Hamas, de Gaza, de acordo com as Forças de Defesa de Israel.

Israel projetou esse sistema de defesa por mais de uma década e tem sido um elemento fundamental para a proteção de Tel Aviv e outras cidades, uma vez que este sistema funciona como um escudo contra ataques de mísseis lançados de Gaza.

De acordo com as Forças de Defesa de Israel, durante o atual conflito, palestinos lançaram mais de 1.600 mísseis contra o país e a taxa de interceptação foi de 90%
De acordo com as Forças de Defesa de Israel, durante o atual conflito, palestinos lançaram mais de 1.600 mísseis contra o país e a taxa de interceptação foi de 90%
Foto: Amir Cohen / Reuters

Segundo o exército israelense, o radar detecta o lançamento de um foguete e transmite informações sobre sua trajetória para um centro de controle, que calcula o ponto de impacto esperado e, se este local justificar uma interceptação, um míssil é lançado para realizar uma interceptação.

Quando se aproxima o suficiente, a carga útil do míssil de defesa explode perto do foguete, em um local  planejado para que não cause ferimentos ou a destruição de instalações.

Além disso, há o sistema móvel, também conhecido como bateria, que é composto de um radar para identificar alvos, um sistema de controle e um lançador de mísseis portátil. 

Com isso, o conjunto se torna fácil de transportar e demanda apenas algumas horas para ser realocado e configurado, podendo ser operado em qualquer condição climática.

O país começou a desenvolver este sistema de defesa em 2007, os testes foram concluídos em 2010 e ficou pronto para ser utilizado em 2011.

Estimativas calculam que o ‘Domo de Ferro' custa cerca de US $ 50 milhões e cada míssil disparado tenha valor de, pelo menos, US $ 62 mil. Para saber mais, assista ao Terra Bytes desta semana!

Saiba como Israel intercepta mísseis lançados de Gaza:

 

Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade