0

Criador de plataforma de vendas: “Não tem dinheiro fácil”

Fundador da Hotmart conversou com o Terra sobre a ideia de que marketing por afiliação dá altas rendas mensais

13 set 2019
09h00
  • separator
  • 0
  • comentários

O marketing de afiliados, estratégia de divulgação online que conta com a ajuda de afiliados para a promover a marca, se tornou tema central de centenas de vídeos no Youtube - na maioria, são conteúdos que prometem rendas mensais astronômicas com o modelo de vendas. No Brasil, as vendas por afiliação são parte central da estratégia da empresa Hotmart. O fundador da companhia, João Pedro Resende, refuta a ideia de ganhar dinheiro fácil na internet. “De fácil não tem nada. É preciso muito conhecimento para mandar bem”, diz.

Um dos principais erros de quem entra no mercado de afiliados pensando em ganhar dinheiro rápido e fácil, segundo Resende, é o de se ludibriar com o potencial dos meios digitais. “Pela escala e alcance que se pode obter na internet, algumas pessoas acreditam que tudo é possível”, afirma. “É preciso estudar bastante para entender as ferramentas que proporcionam esses resultados.”

João Pedro Resende, CEO da Hotmart
João Pedro Resende, CEO da Hotmart
Foto: Divlugação

Outra questão que costuma ser um impeditivo para a rentabilização no mercado de afiliação, de acordo com Resende, é a falta de um público já consolidado. Como o afiliado ganha comissão por cada compra que ele ajuda a promover - pode ser de um curso ou de um ebook de um terceiro-, ter uma audiência se torna um passo relevante. “Você precisa ter uma audiência própria e oferecer produtos que gere valor para quem te segue”, afirma. 

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados foi um modelo de promoção de vendas criado pela empresa PC Flowers & Gifts no final da década de 1980. Dentro desse sistema, empresas impulsionam produtos e serviços dando comissões para cada venda dos afiliados, que são parceiros de negócios responsáveis pela divulgação e recomendação dos produtos.

Com a internet, e a possibilidade de divulgar produtos e serviços por meio das redes sociais - com anúncios patrocinados ou não - e influenciadores digitais, o modelo de afiliação ganhou novos contornos e se tornou fonte de renda.

* O repórter viajou para o evento a convite da Hotmart

Veja também

 

Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade