PUBLICIDADE

Apple anuncia o iOS 7, iTunes Radio e novos MacBook Air

10 jun 2013 - 14h07
(atualizado às 19h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O que os applemaníacos esperavam ocorreu. Tim Cook, CEO da Apple anunciou o iOS 7 na WWDC 2013, conferência anual da Apple. Em vídeo, o chefe de design da Apple, Jony Ive, fala sobre a nova versão. O vídeo mostra um design extremamente simples e minimalista do novo iOS, como apontavam os rumores. Os ícones foram totalmente redesenhados. A função "deslize para desbloquear" agora funciona de baixo para cima. Outra mudança: movendo o dedo para a esquerda da tela, o aplicativo volta para a tela anterior.

"É a maior mudança do iOS desde a chegada do iPhone", diz Tim Cook.

<p>Craig Federighi explicou as novas funcionalidades do iOS 7</p>
Craig Federighi explicou as novas funcionalidades do iOS 7
Foto: AP

Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software detalha as mudanças. Agora, o

iOS 7 ganhou uma central de configurações, que permite mexer no brilho da tela ou no Wi-Fi, por exemplo. É acessado deslizando o dedo na tela, de baixo para cima. O sistema tem multitarefa para todos os aplicativos, e segundo a Apple , com "grande vida útil de bateria". No iOS 7, as atualizações são feitas em segundo plano. Craig seguiu explicando as novidades. O novo aplicativo de câmera organiza as imagens automaticamente, de acordo com o local e o momento em que foram tiradas. A câmera ainda tem uma opção de foto quadrada, para facilitar a vida do usuário do Instagram. Os aplicativos finalmente serão atualizados automaticamente em segundo plano. O iOS 7 estará disponível para desenvolvedores a partir de hoje. Para os usuários comuns, somente a partir de setembro. A atualização chega para os modelos posteriores do iPhone 4, iPad 2 e iPod touch de quinta geração.

<p>Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple apresenta o novo Safari</p>
Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple apresenta o novo Safari
Foto: AP

O público aplaudiu as mudanças.

O próximo a subir ao palco foi o vice-presidente de softwares e serviços de internet da Apple, Eddie Cue. Eddie aunciou a já esperada ferramenta de streaming de música: iTunes Radio. Agora, o usuário pode ouvir rádios online e comprar a música, caso goste. O iTunes Radio está integrado ao aplicativo de música do iOS. O iTunes Radio é um serviço gratuito, com anúncios.

Entre os títulos disponíveis está Led Zeppelin. É o primeiro serviço de streaming que oferece músicas da banda britânica. O usuário pode buscar por músicas pelo artista, pelo nome da música ou pelo gênero.

Tim Cook, CEO da empresa, agradeceu aos desenvolvedores presentes e salientou que 64% vinha ao evento pela primeira vez. Cook seguiu a conferência de abertura atualizando os desenvolvedores sobre os números da Apple. Hoje são 407 lojas em 14 países. Sobre a app store, o CEO informou que loja teve mais de 500 bilhões de apps baixados. App Store tem 900 mil aplicativos, 375 mil para iPad. A App Store completa cinco anos em julho.

Phil Schiller, vice-presidente de Marketing da Apple, anunciou a atualização de toda a linha MacBook Air. Ele diz que os novos Air terão gráficos 40% mais rápidos, mas a principal inovação é a vida útil da bateria. O MacBook Air de 11 polegadas terá 9 horas de bateria. O de 13 polegadas, 12 horas. Agora, os preços: a versão mais barata do modelo de 11 polegadas chega às lojas por US$ 999. O de 13 polegadas será vendido por US$ 1.099 no modelo mais básico. As vendas começam hoje. Ele ainda anuncia novos MacBook Pro. Aparelho entrega 7 teraflops de performance. O Mac Pro tem suporte para monitores com ultradefinição 4K, tem quatro portas USB e seis protas Thunderbolt. O novo Mac Pro teve uma impressionante diminuição no tamanho: apenas 1/8 do volume da versão anterior. Novo Mac Pro é fabricado nos EUA.

<p>Phil Schiller, vice-presidente de Marketing da Apple fala sobre os novos MacBook Air e Mac Pro</p>
Phil Schiller, vice-presidente de Marketing da Apple fala sobre os novos MacBook Air e Mac Pro
Foto: AP

 No final, Tim Cook retornou ao palco mais uma vez para as suas considerações finais.

"Estamos orgulhosos do que anunciamos hoje", finalizou Tim Cook.

WWDC

O WWDC é o evento anual da Apple para desenvolvedores, e em geral funciona também como espaço para o lançamento de novidades de software e hardware de Cupertino. Em 2013, o evento é realizado no centro de eventos Moscone, em São Francisco, na Califórnia (EUA).

Entre 10 e 14 de junho, a Maçã oferece cursos, workshops e palestras, entre outras atividades, aos participantes do encontro. Neste ano, os ingressos esgotaram em menos de dois minutos.

Em anos anteriores, o WWDC foi palco de lançamentos que incluem o primeiro MacBook Pro com tela Retina, e a expectativa para 2013 é que os notebooks dessa linha e os MacBook Air também recebam atualizações. Não se espera que a Apple lance novos iPhone ou iPad, uma vez que esses anúncios costumam, atualmente, ocorrer na Outono americano.

Em termos de software, a imprensa especializada aposta na versão para desenvolvedores do iOS 7, atualização do sistema operacional móvel dos dispositivos da Apple. Dessa vez, há expectativa de renovação visual, com ícones minimalistas. Os programadores ainda esperam mais abertura para inovar em aplicativos - em especial, os que usam o assistente de voz Siri.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade