0

Google lança curso para crianças identificarem fake news

A plataforma Be Internet Awesome já está funcionando e é destinada para crianças entre sete e 12 anos

3 jul 2019
08h05
atualizado às 09h18
  • separator
  • comentários

Não é de hoje que a Google trabalha duro na cruzada contra as fake news e uma das formas de promover a educação e disseminar o conhecimento sobre esse tema é ajudando as crianças a compreenderem tudo desde pequenas. Pensando nisso, a companhia criou o curso Be Internet Awesome — Seja Incrível na Internet, voltado para os pequenos entre sete e doze anos.

Vale lembrar que a plataforma Be Internet Awesome não é um projeto recente, pois  existe há alguns anos e se concentrava em ensinar crianças a lidar com a segurança no mundo online. Agora, em 2019, a Google decidiu incrementar um pouco mais e trazer essa ferramenta de alfabetização midiática em um parceria com o Net Safety Collaborative.

Foto: TecMundo

A novidade inclui uma série de atividades como dicas para detectar informações falsas, o que fazer e o que não fazer em caso de notícia falsa, como ajudar a família a entender a importância do assunto, como identificar URLs falsas, vídeos com orientações e games, entre várias outras coisas.

Parceria com a YMCA

Juntamente com o lançamento do Be Internet Awesome, a Google também anunciou uma parceria com o YMCA — Associação de Jovens Cristãos (EUA), em tradução livre — com o objetivo de ajudar as famílias a conversarem com os jovens sobre temas importantes da atualidade como desinformação, cyberbullying e mídia social.

Aliás, essa é uma preocupação recorrente para a companhia em vários de seus canais a exemplo do YouTube, que frequentemente é usado para promover vídeos relativos a pedofilia, teorias da conspiração e incentivos ao suicídio, dentre outros temas complexos,

O Be Internet Awesome já está disponível em português e é possível conferir tudo na sua página oficial.

Veja também

 

TecMundo
  • separator
  • comentários
publicidade