PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

WhatsApp limitará número de mensagens encaminhadas

Usuários brasileiros poderão encaminhar no máximo 20 mensagens ao seus contatos

20 jul 2018 - 16h59
(atualizado às 17h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O aplicativo de mensagens WhatsApp, que pertence ao Facebook, anunciou nesta quinta-feira, 19, que limitará a quantidade de vezes que um usuário pode encaminhar mensagens na plataforma. Segundo a empresa, o esforço vai ajudar combater a disseminação de notícias falsas. A medida faz parte de uma iniciativa global do WhatsApp, que no início deste mês, anunciou que oferecerá bolsas de estudo para pesquisadores que se dediquem a entender a circulação de boatos dentro do aplicativo.

O assunto fake news ficou mais grave para o WhatsApp nos últimos meses depois que o aplicativo foi acusado de permitir a disseminação de boatos que ocasionou linchamentos na Índia e outras mortes violentas em países como Myanmar e Sri Lanka.

Whatsapp
Whatsapp
Foto: Dado Ruvic/File Photo / Reuters

No Brasil, os casos mais comuns estão relacionados aos golpes divulgados pelo aplicativo, como o que circulou na greve dos caminhoneiros, oferecendo uma lista de postos com gasolina. Cerca de 60 mil usuários foram vítimas dessa fraude em menos de 24 horas.

Usuários de todo o mundo poderão encaminhar no máximo 20 mensagens ao seus contatos. Na Índia, a regra foi mais rígida devido aos últimos acontecimentos: os usuários indianos poderão encaminhar apenas cinco mensagens. Até então, o limite era 250 mensagens, aproximadamente.

"Acreditamos que essas mudanças -- que continuaremos a avaliar -- vão ajudar a manter o WhatsApp como a plataforma que ele foi criado para ser: um aplicativo de mensagens privadas", disse a empresa em nota em seu blog.

Compartilhamento

Essa não é a única mudança recente que o WhatsApp fez em relação às mensagens encaminhadas. No dia 10 de julho, a empresa anunciou que vai sinalizar quais das mensagens recebidas foram encaminhadas ao usuário -- aparecerá escrito "encaminhada" no topo da mensagem. O objetivo é diferenciar as mensagens encaminhadas -- que podem ser uma corrente viral -- das que são escritas pelo contato com que o usuário está conversando.

Veja também:

Cultura pop: Fãs se fantasiam para a Comic-Con na Califórnia:
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade