PUBLICIDADE

WhatsApp recebe opção de chamadas de áudio e vídeo em grupo

29 mai 2018 - 10h12
(atualizado às 10h44)
Compartilhar
Exibir comentários
WhatsApp
WhatsApp
Foto: Reprodução / Canaltech

O recurso de chamadas de voz e áudio para grupos está, finalmente, sendo liberado também para os usuários do WhatsApp no Android. A novidade começou a chegar na última semana, dando as caras primeiro no iOS; agora, ela também está aparecendo no sistema operacional da Google, mesmo que aos poucos e somente para alguns utilizadores do mensageiro.

Anunciada no começo de maio durante a conferência F8, voltada principalmente para desenvolvedores de soluções do portfólio do Facebok, as chamadas em grupo permitem que até quatro usuários se conectem simultaneamente a uma única ligação no WhatsApp. A escolha entre áudio e vídeo fica a critério de cada utilizador, que pode escolher entre ligar ou não a câmera ou mutar o microfone, por exemplo.

Ao ser convidado para uma chamada dessa categoria, os usuários verão os avatares e nomes dos presentes, podendo escolher entre atender ou não. No caso das chamadas em grupo, a tela é dividida em até quatro partes, com os participantes estando sempre em exibição, sem destaque para aquele que está falando em determinado momento.

Função de ligações em grupo foi anunciada em maio e já está chegando aos usuários (Foto: Engadget)
Função de ligações em grupo foi anunciada em maio e já está chegando aos usuários (Foto: Engadget)
Foto: Canaltech

A atualização que permite o recurso está sendo liberada nos servidores do WhatsApp, o que significa que o aplicativo não precisa ser atualizado para acesso, ou, pelo menos, é assim que tem funcionado para os usuários que já a possuem. Entretanto, ela deve funcionar somente nas versões mais recentes do software, tanto em sua edição comum quanto na Beta. Portanto, se você ainda não tem acesso à novidade, é uma boa manter seu aplicativo atualizado para poder usufruir dela no momento em que ela for lançada.

De acordo com as informações preliminares, somente usuários que já possuem o recurso podem participar de ligações em grupo, mesmo que elas sejam iniciadas por terceiros. Uma mensagem de erro é exibida caso um contato ainda não habilitado para a novidade seja chamado para a conversa, mas essa disparidade deve ser resolvida ao longo das próximas horas e dias.

O lançamento segmentado serve para não estressar os servidores do mensageiro. As chamadas de vídeo em grupo, principalmente, são um recurso bastante aguardado e, também, pesado, gerando uma alta carga à infraestrutura da empresa. Por isso, soltar a novidade aos poucos permite que as pessoas a testem em momentos diferentes, sem risco de uma queda no sistema ou problemas de conexão.

Como todas as outras atualizações do WhatsApp, esta também é gratuita. Não é preciso pagar para realizar as chamadas, mas lembre-se que, como sempre, elas utilizarão banda de internet, ou seja, estarão consumindo seu plano de dados caso você não esteja conectado a uma rede Wi-Fi.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade