PUBLICIDADE

WhatsApp agiliza envio de imagens com nova ferramenta

1 jun 2018 - 11h27
Compartilhar
Exibir comentários

O WhatsApp está começando a receber, neste final de semana, um recurso que promete agilizar o envio de imagens para os contatos. O "upload preditivo", como está sendo chamado, carrega as fotos automaticamente no servidor do mensageiro assim que o usuário as seleciona, antes mesmo que ele termine o processo e aperte o botão de "enviar".

WhatsApp
WhatsApp
Foto: Reprodução / Canaltech

O processo acontece logo após a seleção dos arquivos, quando o usuário é levado à tela de edição, onde pode realizar cortes ou adicionar efeitos às imagens. O recurso de predição parece ser baseado em telemetria, com uma noção de que muitos utilizadores não realizam alterações nas fotos, compartilhando-as em seu formato original. Sendo assim, enquanto a pessoa decide se vai mexer em alguma coisa ou não, o processo de upload já está acontecendo.

Caso existam edições, ele é interrompido e o arquivo original é deletado dos servidores. Mas quando elas não forem necessárias, o compartilhamento é agilizado em alguns segundos, uma vez que os arquivos já estão carregados na infraestrutura da empresa. Usuários com conexões mais lentas ou que utilizam o WhatsApp em locais de baixa cobertura serão os mais beneficiados pela novidade, tendo de esperar menos tempo para que as fotos sejam enviadas.

É claro que, no recurso, a privacidade é garantida. O upload das imagens, como dito, é feito aos servidores do WhatsApp, com o envio para um contato acontecendo apenas após a confirmação. Além disso, caso as fotos enviadas tenham sido editadas, os arquivos originais carregados pelo sistema preditivo são deletados imediatamente, não permanecendo na infraestrutura da empresa.

O recurso está sendo liberado de forma segmentada, com grupos de usuários sendo incluídos pouco a pouco. Não há, entretanto, distinção entre sistemas operacionais, com utilizadores de iOS e Android já tendo acesso ao recurso desde que, claro, estejam usando as versões mais recentes do aplicativo — tanto quem tem a versão final do WhatsApp quanto aqueles que aceitaram receber as Betas da aplicação estão tendo acesso à novidade, que não exige um novo update.

Entretanto, de acordo com o site WABetaInfo, que revelou a liberação do recurso, o processo de atualização estaria demorando mais tempo para os usuários de Android, com bem menos gente tendo acesso à novidade na plataforma em relação ao iOS. Além disso, não existe previsão de inclusão do recurso no WhatsApp para Windows Phone.

Além disso, o veículo aponta que o upload preditivo só se aplica às imagens convencionais, não valendo para vídeos ou GIFs animados. Ainda, usuários da versão web do WhatsApp não poderão utilizar o recurso, somente aqueles que estejam acessando o serviço por meio do celular.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade