PUBLICIDADE

Apple pode lançar óculos de realidade aumentada em 2020

Os óculos funcionarão como um acessório do iPhone; o celular ficará responsável por toda a carga de processamento

8 mar 2019 - 15h29
(atualizado às 16h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A Apple deve lançar em 2020 seus óculos de realidade aumentada, que começarão a ser produzidos ainda em 2019. A informação é do analista Ming-Chi Kuo, que costuma adiantar novidades da empresa. Segundo ele, os óculos funcionarão como um acessório do iPhone - o celular ficará responsável por todo o processamento.

A realidade aumentada foi popularizada por jogos como o Pokémon Go, e significa que objetos digitais são sobrepostos a objetos reais. A Apple já possui um software com a tecnologia, chamado de ARKit, que foi apresentado em 2017 e já está em sua segunda geração. A empresa, entretanto, ainda não tem um hardware com realidade aumentada - a experiência está restrita ao uso do smartphone como tela.

Apple pode lançar óculos de realidade aumentada em 2020
Apple pode lançar óculos de realidade aumentada em 2020
Foto: Reuters

Os rumores de que a Apple vai lançar um óculos de realidade aumentada estão no ar desde 2017, quando a agência de notícias Bloomberg afirmou que a empresa iria lançar o aparelho em 2019. No ano passado, o site CNET colocou outro prazo, de 2020, e afirmou que os óculos seriam uma combinação de realidade aumentada e realidade virtual.

A combinação de óculos com smartphone não é nova: a LG já anunciou tecnologias do tipo e no mês passado a fabricante de chips Qualcomm anunciou a criação de uma plataforma para conectar óculos de realidade virtual e aumentada a celulares com rede 5G. Isso sem contar o Gear VR, da Samsung, que desde 2014 permite usar o telefone como central de processamento de realidade virtual.

Uma das aplicações possíveis para um óculos de realidade aumentada conectado a um celular é na visualização de mapas. O usuário poderia apontar o smartphone para um lugar e ver qual é o caminho que deve percorrer. O Google já trabalha com essa tecnologia para o Google Maps.

Veja também:

Dez anos após o primeiro iPhone, Apple lança iPhone X:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade