PUBLICIDADE

Ações por ‘curtidas’ falsas já renderam US$ 2 bi ao Facebook

Fraudadores vendiam pacotes de curtidas falsas a empresas interessadas em aumentar a popularidade de seus produtos na rede social

6 out 2014 - 20h08
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Fraudadores vendem pacotes de curtidas falsas para empresas</p><p> </p>
Fraudadores vendem pacotes de curtidas falsas para empresas
Foto: AFP

Em seu "agressivo combate" às curtidas falsas, o Facebook diz já ter ganho mais de US$ 2 bilhões em ações na Justiça contra fraudadores.

Eles vendiam pacotes com dezenas de milhares curtidas falsas a empresas, que compram este tipo de serviço para aumentar a popularidade de seus produtos ou marcas na rede social.

Segundo o Facebook, aumentar o número de curtidas artificialmente faz um "mal maior do que o benefício gerado" e pode levar estas empresas "a fazerem menos negócios" por meio do site.

Em um post no seu blog sobre segurança, o Facebook disse: "O incentivo para nos livrar destas curtidas falsas é grande, porque as pessoas e negócios que usam nossa plataforma querem se conectar de forma verdadeira".

A rede social ainda explicou que, para entregar as curtidas que prometem, os fraudadores criam perfis falsos e, em alguns casos, invadem contas verdadeiras.

"Como estas operações fraudulentas têm motivações financeiras, voltamos nossos esforços e energia para tornar este tipo de abuso menos lucrativo."

Além das ações na Justiça, estes esforços incluem novas formas de identificar automaticamente as curtidas falsas.

Uma investigação feita pela BBC em 2012 revelou a extensão do problema causado por este tipo de esquema.

O correspondente de tecnologia Rory Cellan-Jones criou uma empresa falsa, a VirtuaBagel, para ver o que ocorreria se ele contratasse esse tipo de serviço.

Ele descobriu que muitas das curtidas recebidas por sua empresa vinham de contas suspeitas e que nenhum de seus "donos" algum diria viria a ser um cliente se seu negócio fosse real.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade