PUBLICIDADE

Ação da PT despenca após anúncio de acordo entre Altice e Oi

Reunidos na PT Portugal, Oi anunciou um acordo de exclusividade com a Altice para a venda de seus ativos

1 dez 2014 - 10h35
(atualizado às 11h06)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Às 9h52, horário de Brasília, as ações da PT SGPS exibiam queda de 7,22%, a 1,40 euro</p>
Às 9h52, horário de Brasília, as ações da PT SGPS exibiam queda de 7,22%, a 1,40 euro
Foto: Hugo Correia / Reuters

As ações da Portugal Telecom despencavam nesta segunda-feira, penalizadas pela redução da probabilidade de sucesso da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela empresária angolana Isabel dos Santos.

Mais cedo, a Oi anunciou acordo em que aceitou entrar em negociações exclusivas com o grupo europeu de telecomunicações Altice para a venda de seus ativos portugueses, reunidos na PT Portugal.

Às 9h52, horário de Brasília, as ações da PT SGPS exibiam queda de 7,22%, a 1,40 euro.

Um dos objetivos centrais da oferta lançada pela empresária sobre a PT era evitar a venda dos ativos portugueses da Oi. A companhia detém cerca de 26% de participação na Oi e uma dívida não paga pela holding portuguesa Rioforte de 900 milhões de euros (aproximadamente R$ 2,8 bilhões).

"A reação do mercado parece apontar que este avanço da Oi para negociações exclusivas com a Altice torna menos provável o sucesso da oferta de Isabel dos Santos", disse o analista da Fincor Albino Oliveira.

A Altice entrou em negociações exclusivas com a Oi após oferecer 7,4 bilhões de euros (cerca de R$ 23,8 bilhões) pelos ativos portugueses. As empresas vão passar as próximas semanas analisando as contas da PT Portugal antes de finalizar o acordo.

"Há dois fatores colocando pressão: primeiro, a questão de saber até que ponto, com a concretização deste negócio entre Altice e Oi, este vai contra algumas condições da proposta de Isabel dos Santos e leve a oferta dela a não avançar ou a falhar", acrescentou.

No final da semana passada, um porta-voz da empresária angolana disse que considera que a OPA sobre a PT valoriza os acionistas da Oi e da PT ao dar-lhes um aporte financeiro direto e imediato.

Saiba quem são os bilionários da tecnologia Saiba quem são os bilionários da tecnologia

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade