Rússia volta a atacar Kiev e outras cidades ucranianas
Ataques russos a cidades da Ucrânia, incluindo a capital, deixam ao menos quatro mortos e mais de 30 feridos, segundo autoridades.A Rússia atacou a capital da Ucrânia, Kiev, e outras cidades do país durante a madrugada deste domingo (19/07) com mísseis balísticos e outras armas, matando ao menos quatro pessoas e ferindo mais de 30, além de causar danos e incêndios em diversas áreas, segundo autoridades locais.
No novo ataque a Kiev, uma pessoa foi morta e 16 foram feridas, segundo autoridades locais.
Na região de Kharkiv, no nordeste do país e perto da fronteira com a Rússia, três pessoas morreram e 16 ficaram feridas num ataque contra um subúrbio da capital, disse o governador regional.
As forças russas também atingiram um centro de reabilitação na região vizinha de Sumy, segundo autoridades ucranianas.
Maioria dos ataques contra Kiev
A Rússia lançou 41 mísseis e 125 drones contra a Ucrânia durante a noite, segundo a Força Aérea ucraniana. O presidente Volodimir Zelenski afirmou que a maioria dos mísseis teve como alvo a capital.
Os ataques a Kiev provocaram incêndios em cinco distritos, danificando edifícios residenciais, escritórios, instalações industriais, um alojamento e veículos, de acordo com o serviço estatal de emergência da Ucrânia.
Equipes de resgate retiraram quatro pessoas de uma casa em chamas no distrito de Sviatoshynskyi, enquanto no distrito de Shevchenkivskyi correram para salvar moradores de um prédio de três andares que pegava fogo. Uma pessoa foi encontrada morta. Bombeiros também combateram incêndios nos distritos de Solomyanskyi, Desnianskyi e Dnipro.
Rússia diz ter atacado alvos militares
Um dia antes, a Ucrânia havia atacado dois centros logísticos na Rússia - que, segundo Zelenski, eram usados para fins militares -, deixando um saldo de pelo menos oito mortos.
O Ministério da Defesa da Rússia alegou que o ataque a Kiev teve como alvo instalações ligadas às forças armadas ucranianas, incluindo fábricas que produzem drones Flamingo e peças para mísseis guiados Neptune, bem como um terminal postal utilizado para armazenar produtos de uso dual e para a montagem de drones, sistemas robóticos e equipamentos de guerra eletrônica.
O presidente ucraniano lembrou que, durante a semana, os russos atacaram várias regiões ucranianas com 1.450 drones, 1.640 bombas guiadas e 99 mísseis de diversos tipos.
Sistemas de defesa
As forças russas intensificaram os ataques com mísseis balísticos contra Kiev e outras cidades nas últimas semanas, enquanto a Ucrânia enfrenta uma escassez crítica de sistemas de defesa aérea de fabricação americana.
Segundo Zelenski, a prioridade atual é melhorar a proteção contra mísseis balísticos, para o que são necessários sistemas de interceptação. Os novos ataques evidenciaram mais uma vez a escassez de sistemas de defesa aérea Patriot, de fabricação americana, na Ucrânia.
Na semana passada, Zelenski afirmou que os EUA e a Ucrânia chegaram a um acordo político sobre licenças para a fabricação de mísseis interceptadores Patriot. Ele acrescentou esperar que a produção possa começar até o fim do ano.
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou estar disposto a conceder à Ucrânia licenças para produzir os sistemas Patriot, que são o meio mais eficaz de interceptar mísseis balísticos russos. No entanto, os detalhes e o cronograma para a implementação dessa decisão permanecem incertos.
as (AP, Efe, Reuters)
---------
Não deixe que o algoritmo esconda as notícias. Se você valoriza o trabalho da nossa equipe para uma cobertura jornalística confiável, reserve um momento para nos selecionar como sua fonte preferida no Google clicando aqui. Marque o link da DW quando ele apa recer na lista para sempre ver nossas notícias verificadas primeiro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.