Roberto Livianu detalha sua luta contra a corrupção: "o silêncio dos bons é inadmissível"
Roberto Livianu, atual Procurador de Justiça em São Paulo e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), construiu sua trajetória com foco na ética e na transparência. Ele é o convidado deste episódio do Perfil Poder, apresentado por José Roberto Maluf.
Roberto Livianu
Em um cenário jurídico brasileiro muitas vezes complexo e desafiador, a figura de Roberto Livianu emerge como um pilar na defesa da ética e no incansável combate à corrupção. Formado em Direito, Livianu construiu uma sólida trajetória como procurador de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. Sua carreira é marcada por um engajamento profundo em temas como ética, transparência e, sobretudo, o combate à corrupção.
Criou o Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que nasceu de sua tese de doutorado, defendida em 2004 na Faculdade de Direito da USP. A tese, sobre controle penal da corrupção, deu origem a um organismo que, segundo Livianu, é um "raro exemplo de um trabalho de doutorado que gera como fruto um organismo que nasce e que se mantém vivo e que luta diariamente por integridade".
Ao abordar a complexidade da corrupção no Brasil, Livianu ressalta a dificuldade em mensurar sua real magnitude. "Nós só sabemos da corrupção que não deu certo", afirma, destacando que a maioria dos casos de desonestidade permanece oculta. Por fim, ele critica a ideia de soluções simplistas: "Não se resolve o problema da corrupção com capa de super-herói, com bala de prata."
Para ele, o enfrentamento exige planejamento, políticas públicas, redução de oportunidades, investimento em tecnologia, transparência e educação a longo prazo, com o envolvimento da sociedade civil.
Perfil Poder: onde assistir?
Perfil Poder vai ao ar diariamente, às 20h, com programas inéditos aos sábados e domingos. Acesse o canal 2130 pela sua Smart TV Samsung, canal 198 da LG Channels ou o no canal CARAS TV no aplicativo SóPlay. Assista também à programação no canal oficial do YouTube, no endereço da CARAS Brasil.