Relíquia do coração de Padre Roque Gonzales percorre cidades das Missões
Objeto sagrado celebra os 400 anos das Missões Jesuíticas em itinerário que começa no dia 3 de maio
Em celebração aos 400 anos das Missões Jesuíticas, uma relíquia histórica percorrerá diversos municípios da região entre os dias 3 e 18 de maio. Trata-se de uma partícula do coração do Padre Roque Gonzales, um objeto de profunda veneração para a Igreja Católica que simboliza o martírio vivido pelo jesuíta no ano de 1628. O coração original do santo é preservado na Igreja Cristo Rei, em Assunção, no Paraguai, mas a peça que circulará pelo Rio Grande do Sul é uma partícula certificada e autêntica que pertence ao acervo do Santuário do Caaró. O fragmento tornou-se relíquia após ter se soltado da parte maior durante uma troca de recipiente de proteção.
A trajetória de Roque Gonzales foi marcada pela violência na Redução de Caaró, onde ele foi brutalmente assassinado em 15 de novembro de 1628 por indígenas liderados pelo cacique Nheçu. Na ocasião, o padre instalava o sino de uma capela recém-construída quando recebeu golpes fatais de machado. Logo após, seu corpo foi queimado junto ao do Padre Afonso, enquanto o terceiro missionário, João de Castilhos, teve o mesmo fim trágico dias depois, em Ijuí. O reconhecimento do sacrifício dos missionários ocorreu apenas séculos mais tarde, em 16 de maio de 1988, quando o Papa João Paulo II realizou a canonização dos três mártires.
O roteiro de visitação da relíquia terá início em São Nicolau no dia 3 de maio, município que marca a entrada dos jesuítas em solo gaúcho. A peregrinação seguirá por diversas cidades, incluindo São Luiz Gonzaga no dia 4 e a Catedral de Santo Ângelo nos dias 5 e 6. O itinerário prossegue por Três de Maio nos dias 7 e 8, Santa Rosa nos dias 9 e 10, Santo Cristo nos dias 11 e 12, e Cerro Largo nos dias 13 e 14. O encerramento da jornada ocorrerá com passagens por Roque Gonzales no dia 15 e, por fim, no Santuário do Caaró, onde a relíquia permanecerá entre os dias 16 e 18 de maio.
Com informações: Portal News/Renê Leal
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.