Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rede de transporte em Porto Alegre pode mais que dobrar nos próximos anos

Estudo projeta salto na extensão da malha e maior cobertura populacional até 2054

16 jul 2025 - 15h14
Compartilhar
Exibir comentários

Um novo relatório do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU) revelou que Porto Alegre tem potencial para expandir em 115% sua atual rede de transporte coletivo de média e alta capacidade. A previsão é que a malha cresça dos atuais 81 km para 174 km, alcançando quase 950 mil pessoas até 2054. A ação integra uma estratégia nacional desenvolvida pelo BNDES e pelo Ministério das Cidades.

Foto: Imagem Ilustrativa / Alex Rocha/PMPA / Porto Alegre 24 horas

A capital gaúcha figura entre as 21 regiões metropolitanas brasileiras que podem atingir um total de 2.500 km em novas linhas de metrô, BRT, VLT, trens urbanos e corredores de ônibus. O foco é ampliar a cobertura e eficiência do transporte público, sobretudo para populações mais vulneráveis e regiões periféricas.

Indicadores como o PNT (People Near Transit) e o RTR (Rapid Transit to Resident) foram utilizados para mensurar o impacto da expansão. Em Porto Alegre, o PNT poderá atingir 34,5%, e o RTR chegará a 45, número similar ao de cidades com sistemas de transporte de ponta no cenário internacional.

As projeções fazem parte do planejamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e envolvem cerca de 200 projetos priorizados. A expectativa é que esses investimentos melhorem a qualidade de vida, reduzam o tempo de deslocamento e incentivem o uso de sistemas sustentáveis.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade