Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Promotora do MP-SP lança livros sobre Estatuto da Vítima e Políticas Criminais em 13 de agosto

9 ago 2025 - 18h09
Compartilhar
Exibir comentários

Em um cenário de constante crescimento da insegurança e de repetidas violações de direitos das vítimas, a promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Celeste Leite dos Santos, apresenta duas publicações que buscam ampliar o debate sobre o tema. Os livros "Estatuto da Vítima" e "Direito, Sociedade, Políticas Criminais e Segurança Pública no Brasil" serão lançados em 13 de agosto, na Galeria VerArte, em São Paulo.

Obras de Celeste Leite dos Santos reúne textos de autores do anteprojeto do Estatuto da Vítima e de especialistas em Letalidade no Brasil
Obras de Celeste Leite dos Santos reúne textos de autores do anteprojeto do Estatuto da Vítima e de especialistas em Letalidade no Brasil
Foto: Divulgação / Perfil Brasil

Ambas as obras reúnem especialistas que analisam a vitimização e a revitimização de cidadãos no País. No primeiro título, os textos tratam diretamente do Projeto de Lei 3.890/2020, já aprovado na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado. O PL busca criar um marco legal que assegure assistência efetiva e desburocratizada às vítimas de crimes, desastres e tragédias.

O livro conta com prefácio do deputado Rui Falcão (PT-SP), autor do projeto, e do professor espanhol Josep Maria Tamarit Sumalla, especialista em Direito Penal. "Estatuto da Vítima" também propõe a articulação de setores como Saúde, Justiça, Educação e Assistência Social, criando uma rede integrada de proteção.

Segurança pública e estrutura do Estado em debate

A segunda obra, "Direito, Sociedade, Políticas Criminais e Segurança Pública no Brasil", é assinada por Celeste, pela assistente social Sarita Amaro e pelo capitão da PM Vilmar Duarte Maciel. O conteúdo apresenta um panorama da violência letal no País e denuncia a dificuldade do Estado em lidar com o problema de maneira preventiva e eficiente.

No prefácio, o desembargador João Ricardo dos Santos Costa, do TJ-RS, ressalta a importância da abordagem intersetorial:

"Neste sentido, a obra aborda a insegurança social como problema estrutural e intersetorial, que necessita ser compreendido para ser efetivamente enfrentado por municípios, pelos estados e pela União. Na prática, estes dois livros ("Estatuto da Vítima" e "Direito, Sociedade, Políticas Criminais e Segurança Pública no Brasil") reforçam a necessidade de haver em nosso País avanços significativos na proteção e no apoio de quem mais precisa".

As obras são indicadas para profissionais das áreas de Justiça, Saúde, Segurança, Educação e Serviço Social, além de gestores públicos e entidades de apoio às vítimas.

O evento de lançamento será realizado das 17h às 21h, e contará com coquetel na Galeria VerArte, localizada na Rua Barão de Tatuí, 302, em Santa Cecília. As publicações estão disponíveis pela Editora Nova Práxis em pré-venda, com desconto de 10% e frete gratuito. "Estatuto da Vítima" custa R$ 180 e "Direito, Sociedade, Políticas Criminais e Segurança Pública no Brasil", R$ 220. Mais informações no link https://novapraxiseditorial.com/.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade