Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Professores põem em dúvida gabarito de três questões da Fuvest

24 nov 2013 - 23h00
(atualizado às 23h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Os professores do Cursinho da Poli, que faz a correção da Fuvest para o Terra, questionaram o resultado de três das 90 questões da primeira fase do maior vestibular do País, realizada na tarde deste domingo em 32 municípios do Estado de São Paulo. Segundo a Poli, a questões 1, 5 e 9 da prova V apresentam problemas que colocam em dúvida o gabarito oficial.

Na questão 1, uma figura mostra diferentes fases da divisão celular e pergunta a quantidade de DNA presente em cada uma das células. O problema, segundo o professor Danilo Abranches Safi, é que o enunciado da questão não especifica se são células N (haplóides) ou 2N (diplóides). Isso faz com que duas alternativas possam ser consideradas corretas. "Se o candidato considerar que a célula é N, chega na alternativa A. Se considerar que a célula é 2N, chega na alternativa D", diz.

Safi ainda chama atenção para a escolha de N como a letra que identifica o DNA. "É uma escolha infeliz porque pode confundir com a ploidia da célula - o que indica se a célula tem cromossomos aos pares ou não", afirma o professor de biologia do Cursinho da Poli.

Na questão 5, o gabarito aponta para alternativa C, que diz que apenas a afirmação III é correta. No entanto, diz Safi, a afirmação I também pode ser considerada certa, o que faria a alternativa E ser a mais correta. Isso porque "é papel do sistema urinário manter dentro de uma faixa a concentração de substâncias constante no sangue - o que é chamado de homeostase -, inclusive a concentração de glicose, que é a glicemia, e é o que está sendo requisitado pela questão", afirma Danilo.

Já na questão 9, a alternativa D diz que o processo digestivo dos metazoários "passa de completamente intracelular a completamente extracelular, a partir dos nematelmintos". Segundo Safi, não é verdade "porque em grupos evolutivamente anteriores aos nematelmintos, só um é completamente intracelular - os poríferos. Outros, como cmidários e platelmintos, têm o processo digestivo intra e extracelular. Então não há uma alternativa correta", afirma o professor. 

Segundo ele, a alternativa D dá a entender que todos os grupos de animais anteriores aos nematelmintos o processo digestivo é completamente intracelular. "A crítica é em relação à maneira como a está organizada a alternativa, porque assim a questão fica sem resposta", diz.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade