Temperatura cai em São Paulo nos próximos dias
Semana que começou calorenta na capital paulista termina com friozinho de outono
Como explicar essas roupas levinhas que estamos usando em maio? Com esse calor, as pessoas olham as vitrines de outono/inverno e desanimam de comprar. Dá tudo errado quando o clima fica muito fora do padrão e ainda mais nas vésperas do Dia das Mães, "a" data salvadora da pátria no comércio varejista, depois do Natal, claro.
Foto: São Paulo (SP) por André C
Nos sete primeiros dias de maio de 2023, a temperatura máxima na cidade, a temperatura máxima em São Paulo ficou entre 27°C e 29°C, na medição do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. A média das temperaturas máximas de 1 a 7 de maio ficou em 27,9°C, sendo o começo de maio mais quente desde 1961. Este valor foi 4,5°C acima da média climatológica para a temperatura máxima de maio, que é de 23,4°C. O recorde anterior de começo de maio mais quente era do ano de 2018, quando a média das máximas nos sete primeiros dias do mês foi de 27,5°C.
Com esse calor no começo do mês, maio de 2023 já entrou para a listinha de meses especiais na cidade de São Paulo.
Uma frente fria começa e por a temperatura em ordem nesta terça-feira, 9 de maio. O ar começa a refrescar, mas a temperatura só vai baixar mesmo de quarta-feira em diante.
De quarta até sábado, 13 de maio, São Paulo vai ficar com muitas nuvens e o vento frio ganha força fazendo a temperatura baixar mais. A semana que começou calorenta, termina com friozinho de outono.
Mas será que vai voltar a esquentar de novo depois desta frente fria? E o que El Niño tem a ver com esse calorão de maio? Confira as explicações no vídeo com a meteorologista Josélia Pegorim