Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inmet emite dois alertas para o RS com risco de ventos fortes, granizo e alagamentos

Um dos alertas inclui Porto Alegre e região metropolitana

4 ago 2025 - 19h46
Compartilhar
Exibir comentários

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas nesta segunda-feira (4) para o Rio Grande do Sul, com previsão de tempestades, ventos fortes e risco de granizo até terça-feira (5). Um dos comunicados, de nível laranja, indica perigo e atinge boa parte da divisa com Santa Catarina, além de trechos da Serra e Litoral Norte.

Foto: Inmet / Reprodução / Porto Alegre 24 horas

Segundo o Inmet, essas regiões podem registrar chuva de até 100 milímetros e rajadas de vento entre 60 km/h e 100 km/h. Há também possibilidade de queda de granizo, além de alagamentos, cortes de energia elétrica, queda de árvores e danos em plantações.

O alerta laranja vale até as 10h de terça-feira (5) e abrange áreas desde Tramandaí, passando pela Serra Gaúcha até quase toda a faixa de fronteira com Santa Catarina — com exceção da área entre o Parque Estadual do Turvo e Pinheirinho do Vale.

Já o segundo aviso, de grau amarelo, indica perigo potencial e cobre uma faixa que vai do Noroeste ao Litoral Sul, incluindo Porto Alegre, Região Metropolitana, Vales, Missões e Região Central. Esse alerta é válido até 23h59min desta segunda-feira (4).

Nessas áreas, os volumes de chuva podem chegar a 50 milímetros, com ventos de até 60 km/h e risco de granizo. O risco de alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica é considerado baixo, mas ainda existente.

Recomendações de segurança

A Defesa Civil orienta:

  • Evite se abrigar sob árvores, torres de energia ou placas de propaganda, pois há risco de quedas e descargas elétricas;

  • Não estacione veículos próximos a estruturas frágeis;

  • Desligue aparelhos eletrônicos e o disjuntor principal, se possível, durante as tempestades;

  • Em caso de emergência, contate a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade