PUBLICIDADE

Costa leste do Nordeste em alerta para temporais

A maioria das áreas do Brasil ainda sente a influência de uma grande massa de ar seco e tem outro dia sem chuva.

13 jun 2024 - 02h51
Compartilhar
Exibir comentários

O ar muito seco e as temperaturas acima do normal ainda vão predominar sobre o Brasil nesta quinta-feira. Alguns estados do Sudeste e do Centro-Oeste e do Nordeste podem entrar novamente em situação de alerta, em algumas horas do dia,  por causa dos níveis de umidade do ar extremamente baixos.

As condições para a chuva continuam concentradas no extremo norte do país e também em áreas próximas do litoral do Nordeste e no extremo norte do Brasil.

Perspectivas de mudanças no tempo

Nesta sexta-feira,  14 de junho, uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul e volta a chover na fronteira com o Uruguai.  Esta frente fria e a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, vão gerar nuvens carregadas durante o fim de semana que vão provocar chuva forte sobre o Rio Grande do Sul.  Algumas áreas de Santa Catarina e também o Sudoeste e o sul/sudoeste do Paraná poderão ter um pouco de chuva no próximo domingo.

Confira a previsão do tempo para cada região do Brasil para esta quinta-feira, 13 de junho de 2024.

 

Foto: Climatempo

Imagem no canal vapor d´água do satélite GOES 16, às 2h20 BRT de 13/6/24: as áreas com

menos umidade aparecem no tom alaranjado

Região Sul

A Região Sul do Brasil tem mais um dia com um sol forte, poucas nuvens e sem condições para chuva nesta quinta-feira.  Novamente há condições para a formação de nevoeiro ao amanhecer na região do Vale do Itajaí,  no Litoral norte de Santa Catarina e também no leste do Paraná,  incluindo a região da grande. A baixa visibilidade pode prejudicar as atividades e o tráfego nos aeroportos,  nas estradas e nos  portos dessas  áreas.

Atenção:  uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e a fronteira com o Uruguai volta a ter pancadas de chuva.  Há risco de chuva forte no Rio Grande do Sul durante o fim de semana.

Região Sudeste

Esta quinta-feira será mais um dia ensolarado e quase sem nuvens na maioria das áreas da região Sudeste do Brasil.  Em praticamente toda a região o sol fica forte desde as primeiras horas do dia. 

O Sul de Minas estará entre as regiões mais frias do Brasil no amanhecer desta quinta-feira.  Há possibilidade de geada nas áreas mais altas da Serra da Mantiqueira,  na dívida de São Paulo com Minas Gerais.

Há risco para a formação de nevoeiro nas primeiras horas da manhã no leste de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro,  na zona da mata mineira. Além de prejudicar a visibilidade nos aeroportos e nas estradas,  a navegação marítima no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro também pode ser afetada pela má visibilidade no começo da manhã desta quinta-feira.

Região Centro-Oeste

A grande forte massa de ar seco que continua atuando sobre o Brasil mantém a umidade do ar baixa também na região centro-oeste do país.  Esta quinta-feira será mais um dia ensolarado  e sem condições para a chuva nesta região.

Apesar das temperaturas relativamente amenas ao amanhecer,  o ar aquece rapidamente e a tarde será quente e seca.

Os estados de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso vão ficar entre as áreas mais secas do Brasil nesta quinta-feira, podendo registrar índices de umidade relativa do ar um pouco abaixo dos 20%.

Cuiabá, Goiânia e Campo Grande devem ficar novamente entre as  as capitais mais secas do país.

Região Nordeste

O mês de junho é uma época de aumento da chuva na costa leste do Nordeste.  Chuvas fortes são comuns em capitais como  Salvador,  Aracaju,  Maceió e Recife.

Nesta quinta-feira o litoral leste do Nordeste será uma das poucas áreas com chuva frequente no Brasil. 

O dia é de alerta para temporais no litoral dos estados de Sergipe e de Alagoas, inclusive nas capitais Aracaju e Maceió.

O litoral sul da Bahia e a faixa litorânea de Pernambuco até o Rio Grande do Norte ficam em atenção para as chuvas moderadas a fortes e que podem ter raios

A região de Salvador deve ter chuva moderada. Pancadas de chuva com raios, moderadas a fortes também podem ocorrer no litoral do Maranhão.

O litoral e o centro-norte do Ceará, o Agreste da Paraíba,  o interior de Pernambuco, de Sergipe, de Alagoas e também o centro-oeste e o norte da Bahia podem ter algumas pancadas de chuva nesta quinta-feira, mas de fraca intensidade e de forma isolada.

Todas as outras áreas da região Nordeste passam esta quinta-feira com bastante sol e pouca nebulosidade.

Região Norte

O extremo norte do Brasil continua com bastante umidade e as pancadas de chuva ainda são frequente.  a zona de convergência intertropical colabora para manter as condições para a chuva no estado do Amapá.

Nesta quinta-feira o Amapá e o estado de Roraima passam o dia com pancadas de chuva a qualquer hora.  Há risco de temporais.

No extremo oeste do Acre, no oeste e no norte do Amazonas e no norte do Pará, o sol aparece em grande parte do dia, mas também ocorrem pancadas de chuva com raios que podem ser moderadas a fortes.

As demais áreas do Norte do Brasil estão dentro da grande massa de ar seco que predomina sobre o país e continuam com sol forte e pouca nebulosidade.  No Tocantins, no sul do Pará e também em Rondônia, os níveis de umidade do ar podem baixar para valores em torno dos 30% nas horas mais quentes do dia.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade