PUBLICIDADE

Chuva forte no Sul e no Norte do Brasil

Nova frente fria aumenta a chuva na Região Sul, mas grande parte do Brasil ainda fica seco e quente.

11 jul 2024 - 03h38
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quinta-feira, uma nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil formando nuvens carregadas sobre os três estados e também na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Há risco de chuva forte. A passagem desta frente fria vai manter a chuva nessas regiões pelo menos até o próximo domingo e com risco de eventos de chuva forte.

Outra frente fria se afasta do Rio de Janeiro e o tempo fica mais seco nesta quinta-feira nesse estado e também em São Paulo.

O ar seco e quente predomina sobre Minas Gerais, no Espírito Santo,  em grande parte do Centro-Oeste, no Tocantins e em parte do interior do Nordeste. O vento marítimo ganha força sobre o Nordeste e a umidade avança pelo interior dos estados do leste da região permitindo um pouco de chuva até no sertão.

O ar úmido e quente se espalha um pouco mais sobre o Norte do Brasil favorecendo a ocorrência de chuva em áreas como, o Acre, o sul do Amazonas e no norte de Rondônia, onde não é comum chover nesta época.

Foto: Climatempo

Chuva forte no Sul e no Norte do Brasil (Foto: Getty Images)

Região Sul

Esta quinta-feira será um dia com o tempo bastante instável em quase toda a Região Sul do Brasil. Só não há previsão de chuva para o extremo norte do Paraná e o extremo sul do Rio Grande do Sul,  na fronteira com Uruguai. Mesmo assim, essas regiões passam um dia com muita nebulosidade, mas o sol aparece um pouco.

Para o centro-oeste e centro-leste do Rio Grande do Sul, a previsão é de um dia nublado, mas apenas com chuviscos.

Na grande Porto Alegre, na serra e na faixa norte do Rio Grande do Sul,  em todo o estado de Santa Catarina, no oeste, sul, centro e leste do Paraná o tempo fica instável, com pancadas de chuva frequentes. Há risco de raios e de chuva forte.

O Vale do Itajaí,  o planalto Norte Catarinense,  o centro sul e Oeste do Paraná ficam em alerta para temporais.

A grande quantidade de nuvens, a chuva e a presença de ar frio de origem polar vão manter as temperaturas baixas nesta quinta-feira em toda a Região Sul do Brasil.

Região Sudeste

O ar seco predomina sobre a região Sudeste do Brasil. Os estados de Minas Gerais e Espírito Santo continuam quentes e com sol forte, mas a madrugada e o amanhecer são com temperatura amena.

Uma frente fria se afasta da Costa do Rio de Janeiro  e as áreas de instabilidade diminuem nesse estado e também sobre São Paulo. A maioria das áreas desses dois estados terão mais sol e temperaturas em elevação em relação aos últimos dias. O litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro ainda ficam com muitas nuvens, mas o sol aparece.

possibilidade de chuva apenas no litoral sul de São Paulo,  na região de Iguape e Cananéia.

O noroeste de Minas Gerais fica muito seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% nas horas mais quentes do dia.

Região Centro-Oeste

Uma nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira e provoca chuva forte nas áreas de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. O extremo sul de Mato Grosso do Sul fica em alerta para temporais.

Em Campo Grande, na região de Corumbá e de Cáceres (MT), esta quinta-feira será com períodos de sol e muitas nuvens, com temperaturas mais elevadas do que no restante da semana.

Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal, o dia é com sol forte e ar seco. Nas horas mais quentes do dia, níveis de umidade do ar entre 21% e 30% podem ocorrer no centro e norte goiano, no Distrito Federal e no centro e leste de Mato Grosso.

Região Norte

O ar úmido se espalhou um pouco mais para o sul da Região Norte permitindo a formação de nuvens carregadas,  que não são muito comuns nesta época do ano nesta parte da região. Esse aumento de umidade favorece pancadas de chuva nesta quinta-feira sobre o centro-oeste do Acre, em todo o Amazonas e no norte de Rondônia, incluindo a região de Porto Velho. As pancadas de chuva acontecem principalmente à tarde e à noite e podem ser moderadas a fortes no centro-norte e leste do Amazonas. Pode chover forte novamente na região de Manaus.

Na região de Rio Branco e no leste do Acre, nas demais áreas de Rondônia no centro-sul e leste do Pará e no Tocantins, o sol forte e o tempo seco  predominam nesta quinta-feira. Os níveis de umidade do ar podem ficar um pouco abaixo dos 30%, nas horas mais quentes do dia.

No norte e oeste do Pará, no Amapá e também em Roraima, ocorrem várias pancadas de chuva, mas com períodos de sol.  O estado de Roraima fica em alerta para temporais.

Região Nordeste

Ventos marítimos ganharam força sobre o Nordeste levando a umidade para o interior da região. Isso aumenta a nebulosidade e também as condições para a chuva em muitos estados.

previsão de pancadas de chuva durante esta quinta-feira no Ceará, em Pernambuco, em Alagoas, em Sergipe, no nordeste e leste da Bahia, no leste da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Mesmo com as pancadas de chuva, o sol aparece ao longo do dia.

Atenção para chuva moderada forte e com raios no litoral e no Agreste da Paraíba. A chuva pode ser moderada em Sergipe, no litoral norte da Bahia e na região de Salvador. O litoral do Maranhão pode ter pancadas de chuva com raios.

No interior do Maranhão, no Piauí,  no oeste da Bahia e no Vale do São Francisco,  o sol continua forte o dia todo e o ar fica seco, com níveis de umidade do ar que podem ficar um pouco abaixo dos 30%, nas horas mais quentes do dia.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade