Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil entra em veranico a partir desta semana; veja onde faz calor

No Sudeste, o calor deve ser mais intenso no interior de São Paulo e nas cidades do norte e noroeste do Paraná

16 ago 2025 - 08h14
(atualizado às 12h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Brasil enfrentará um veranico entre os dias 20 e 25 de agosto, com altas temperaturas acima da média, especialmente no Centro-Oeste, Sudeste e partes do Sul, e agravamento do tempo seco.
Em São Paulo, a temperatura deve subir até próximo de 35ºC
Em São Paulo, a temperatura deve subir até próximo de 35ºC
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O calor deve voltar ao Brasil a partir da próxima quarta-feira, 20, com previsão de que se estenda até o dia 25 de agosto, segundo estima o Climatempo. O fenômeno de altas temperaturas durante o inverno é chamado de veranico e esta será a terceira vez este ano que o País passa por ele. 

O veranico deverá atingir principalmente a região Centro-Oeste, em que as temperaturas devem ficar ao menos 5 graus acima da média em parte dos Estados, com destaque para o Mato Grosso e parte de Goiás. Por lá, o calor deve ser de 38ºC a 40ºC.

As áreas em vermelho são onde o veranico será mais intenso, com temperaturas pelo menos 5ºC acima da média
As áreas em vermelho são onde o veranico será mais intenso, com temperaturas pelo menos 5ºC acima da média
Foto: Climatempo

No Sudeste, o calor deve ser mais intenso no interior de São Paulo e nas cidades do norte e noroeste do Paraná. Os picos de temperatura nesses locais ficarão entre 33ºC e 35ºC. Já no Rio de Janeiro, a temperatura deve ultrapassar os 30ºC a partir do meio da próxima semana. 

As regiões em laranja no mapa do Climatempo, desde o norte de Santa Catarina, sul e leste do Paraná até áreas do centro-sul do Rio de Janeiro, Sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, centro e oeste de Goiás, leste e grande parte do centro-norte de Mato Grosso e a maioria das áreas do estado de Rondônia, entram em um período mais quente, com variação de mínimas e máximas, mas com temperaturas cerca de 3ºC até 5°C acima da média para agosto

A junção entre veranico e falta de chuva por vários dias consecutivos deve deixar o tempo ainda mais seco, agravando o risco para doenças respiratórias. O Climatempo alerta para que a população aumente a hidratação nesta semana, principalmente para aqueles que moram no Brasil Central.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade