PUBLICIDADE

Atenção! Quatro alertas são emitidos para o RS, dois de GRANDE PERIGO

Todo território gaúcho esta sob alerta de fortes chuvas com alerta para acumulados de água expressivos

23 mai 2024 - 11h06
Compartilhar
Exibir comentários

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira (22) novos avisos de tempestade para o Rio Grande do Sul, destacando a gravidade da situação meteorológica no Estado. O alerta vermelho, que indica grande perigo, foi emitido para parte das regiões central e sudeste do Estado, enquanto o alerta laranja, de perigo, abrange municípios de todas as demais regiões, incluindo Norte, Sul, Campanha, Serra e Fronteira Oeste.

Foto: Freepik / Porto Alegre 24 horas

O alerta vermelho, válido até as 14h desta quinta-feira (23), afeta 20 municípios, entre eles Agudo, Bagé, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Dom Pedrito, Minas do Leão, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria e São Sepé. A previsão é de chuva superior a 100 milímetros em 24 horas, um volume considerado elevado. Em Rio Grande, por exemplo, a média de precipitação em maio é de 112mm.

Santa Maria, na Região Central, pode registrar até 125mm de chuva apenas nesta quinta-feira. Além da chuva intensa, a região deve enfrentar ventos fortes, com rajadas que podem ultrapassar 100km/h a qualquer momento do dia. O Inmet alerta para a possibilidade de alagamentos, transbordamentos de rios, cortes de energia elétrica, queda de árvores e deslizamentos de encostas em áreas de risco.

O alerta laranja se estende a mais de 200 municípios gaúchos, abrangendo todo o Estado. A previsão é de chuva variando entre 30mm e 100mm, o que pode se aproximar ou até exceder a média climatológica de maio em algumas localidades. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a média de chuva para o mês é de 118,3mm.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade