PUBLICIDADE

ALERTA! Maior episodio de chuvas extremas do ano deve atingir RS nos próximos dias

O Guaíba, em Porto Alegre, pode enfrentar cheias, algo incomum para novembro e há riscos de deslizamentos de terra em áreas de encostas de morros.

9 nov 2023 - 15h52
Compartilhar
Exibir comentários

Até a metade deste mês, o Rio Grande do Sul enfrentará um episódio de chuva extrema com volumes excepcionalmente altos, podendo dobrar ou triplicar a média histórica de chuva de novembro. Isso é informado pela MetSul Meteorologia. Este episódio será um dos maiores do ano no estado, impactado pelo fortalecimento do fenômeno El Niño.

Foto: Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo/Divulgação / Porto Alegre 24 horas

Apesar da intensidade, não se espera uma situação similar às chuvas de setembro ou ao ciclone de junho. O evento será caracterizado por chuvas volumosas ao longo de vários dias, em vez de concentração em poucas horas. Porto Alegre e Região Metropolitana também terão volumes elevados de precipitação.

Com a persistência da chuva, é provável que ocorram inundações e cheias em vários rios, principalmente nas bacias do Noroeste, Norte, Centro e Nordeste do estado. O Guaíba, em Porto Alegre, pode enfrentar cheias, algo incomum para novembro. Além disso, a chuva intensa aumenta o risco de deslizamentos de terra em áreas de encostas de morros.

Há também a possibilidade de quedas de barreiras, o que pode resultar em bloqueios parciais ou totais de rodovias estaduais e federais. Motoristas devem evitar trechos alagados, onde a correnteza pode ser perigosa e resultar em acidentes fatais.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade