Porto Alegre inicia plantio de 3,5 mil árvores para ampliar arborização urbana
Os primeiros plantios começaram pela Zona Sul, na Praça Araguaia, no bairro Vila Assunção
Porto Alegre iniciou o plantio de 3,5 mil novas árvores em diferentes pontos da cidade como parte da estratégia de reforço da arborização urbana. Do total, 2 mil mudas serão instaladas em ruas e praças, enquanto outras 1,5 mil vão para Áreas de Preservação Permanente (APPs). Os primeiros plantios começaram pela Zona Sul, na Praça Araguaia, no bairro Vila Assunção.
A execução ficará a cargo da Progaia Engenharia e Meio Ambiente, responsável pelo plantio, enquanto a manutenção das mudas, com irrigação, adubação e poda de condução, será feita pela Athena Construção e Paisagismo Ltda. O contrato tem vigência inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por até dez anos. As duas empresas foram selecionadas em licitações realizadas neste ano pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), dentro de uma estratégia voltada à ampliação e conservação da cobertura vegetal.
A escolha dos locais segue critérios como bairros com menor cobertura de copa, vias estruturantes, áreas afetadas pela perda de vegetação em função da idade ou morte das árvores, locais atingidos por eventos climáticos extremos, além de praças, parques, APPs e regiões mais vulneráveis às ondas de calor, de acordo com o Plano Local de Ação Climática (Plac). Também são consideradas solicitações feitas pela população por meio do 156.
"Com o plantio e a manutenção, conseguimos implantar novas árvores na cidade e garantir que elas cresçam saudáveis, compatíveis com as limitações do meio urbano e com custos menores de manejo futuro para o município", destacou Verônica Riffel, coordenadora de Arborização Urbana da Smamus.
Reconhecida internacionalmente pelo programa Cidades Globais das Árvores, Porto Alegre já possui 43% do território coberto por copas arbóreas e segue ampliando a arborização por meio do programa POA + Verde. Neste ano, a prefeitura lançou uma plataforma inédita de monitoramento do plantio, que permite à população acompanhar em tempo real o crescimento das mudas, estimulando o engajamento e a preservação do verde urbano. Outra iniciativa de destaque é o Viveiro Municipal, que produz cerca de 50 espécies de árvores nativas, incluindo exemplares ameaçados de extinção, reforçando a diversidade e o equilíbrio ecológico tanto em áreas urbanas quanto em regiões de preservação.
Com a informação PMPA.