PUBLICIDADE

DINO

Permanganato de Potássio e seus riscos para a saúde

11 jan 2017 - 14h03
Compartilhar
Exibir comentários

O Permanganato de Potássio é um medicamento usado desde há muito tempo atrás para tratar problemas de pele como: coceira, catapora, acabar com bactérias e fungos, cicatrizante e em alguns casos é usado para banho de assento como no caso de vaginite corrimento ou vulvovaginite.

De fato, o medicamento se usado da maneira correta ajuda a melhorar os casos citados acima mas é muito importante antes de fazer uso desse medicamento consultar um profissional da saúde para saber se ele pode ser utilizado, deve-se lembrar que cada caso é um caso, o organismo e sensibilidade de cada paciente é individualmente seu e exclusivo.

Como usar Permanganato?

Normalmente esse medicamento é usado na forma de banho, ele é diluído na água de acordo com as orientações na bula, assim o paciente vai tomar um banho com a água com o Permanganato de Potássio por uns 10 minutos durante alguns dias até as feridas apresentarem melhoras. Após o banho usar uma toalha macia e ao se secar não esfregar a toalha na pele para não causar irritação.

Cuidados com o uso de Permanganato de Potássio

Embora seja um medicamento eficaz quando usado com segurança e orientação médica, alguns cuidados são indispensáveis ao fazer uso desse produto que vamos mencionar agora:

Se o Permanganato de Potássio a ser usado for em forma de comprimido é importante sempre lembrar que esse medicamento não deve ser ingerido de forma alguma. Mesmo em forma de comprimido ele serve apenas para uso tópico sendo diluído na água.

Se acidentalmente houver ingestão do medicamento pode resultar em vômito, colapso, diarreia e queimação na garganta e em partes da boca. Beba bastante água e não tente provocar o vômito. Procure atendimento médico para segurança.

O produto em forma de cristais deve ser diluído totalmente na água, deve-se dar a devida atenção para ter certeza de que não há cristais na água pois esses cristais em contato com a pele podem causar queimaduras e uma grande vermelhidão no local ficando dolorido. Se isso acontecer lave apenas com água corrente em abundância e dependendo de como ficar o local afetado, procure ajuda médica.

Se houver contato com os olhos, use água gelada para lavar abundantemente os olhos por no mínimo 15 minutos. Se não melhorar procure auxílio de um profissional da saúde.

Em casos de inalação de Permanganato de Potassio, pode resultar em feridas de queimadura na garganta boca e pulmões o que pode resultar em tosse e respiração dificultosa, procure imediatamente um pronto atendimento médico.

O uso de Permanganato em bebês e crianças deve ser feito com muita cautela pois essa é uma classe de paciente com a pele muito sensível e que ainda estão criando no organismo seus mecanismos de defesa. Tratamento para catapora ou outro tipo de inflamação na pele, leve primeiro a criança ao pediatra para ter um tratamento seguro.

Conclusão

O Permanganato de Potássio funciona para auxiliar em alguns tratamentos como vimos, no entanto é indispensável prescrição médica e a devida orientação, pois esse medicamento se usado de forma errada ou descuidada pode ser muito perigoso e dependendo o tipo de intoxicação que ocorrer pode haver maiores complicações.

Sempre leia a bula e tire suas dúvidas com o médico ou farmacêutico. É necessário se conscientizar de que os medicamentos são feitos para nos ajudar mas que são substâncias que podem prejudicar se usados sem orientação e de forma incorreta.

Fale com o médico para fazer qualquer tipo de tratamento de saúde e se beneficiar dos medicamentos prescritos com segurança.

Para saber mais, acesse: http://remediando.com.br/permanganato-de-potassio/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade