Oportunidades de Trabalho no RS: Mais de 6 mil vagas em diversas áreas
Agências FGTAS/Sine oferecem oportunidades permanentes, temporárias e exclusivas para pessoas com deficiência
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) anuncia a abertura de 6.197 vagas de emprego no Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira (24/7). Desse total, 5.732 são vagas permanentes, enquanto 465 são temporárias. As Agências FGTAS/Sine também disponibilizam 361 vagas exclusivas para pessoas com deficiência ou reabilitados do INSS.
Para se candidatar às oportunidades, os interessados devem comparecer à Agência FGTAS/Sine mais próxima, portando documento de identificação com CPF e foto. Após o cadastro no sistema, aqueles com perfil profissional compatível às vagas oferecidas receberão uma carta de encaminhamento para os processos seletivos. O aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play, também permite a obtenção da carta de encaminhamento.
No cenário das vagas permanentes, a indústria e o setor de serviços lideram, representando 40% e 22% das oportunidades, respectivamente. É importante notar que 76% das vagas não exigem experiência, e 30% não requerem escolaridade. Dentre as vagas disponíveis, 23% pedem Ensino Médio completo, enquanto 21% requerem Ensino Fundamental incompleto. Quanto à remuneração, 48% das oportunidades pagam de 2 a 3 salários mínimos e 23% variam de 1,5 a 2 salários mínimos.
As Agências FGTAS/Sine com maior número de vagas no Estado são: Erechim (449), Parobé (254), Teutônia (207), Trindade do Sul (197) e Garibaldi (177). Destacam-se também algumas ocupações com maior quantidade de vagas abertas, incluindo alimentador de linha de produção (1.144), vendedor de comércio varejista (238), trabalhador polivalente da confecção de calças (192) e faxineiro (159).
Para as vagas temporárias, o setor de serviços lidera com 49% das oportunidades. As agências com mais vagas temporárias são: Nova Santa Rita (102), Santa Cruz do Sul (101), Charqueadas (50), Rio Pardo (50) e Santa Maria (31). As ocupações com maior número de oportunidades temporárias incluem alimentador de linha de produção (181), auxiliar de logística (100) e eletricista de manutenção eletrônica (21).
No que se refere às vagas exclusivas para pessoas com deficiência ou reabilitados do INSS, o setor industrial concentra 38% das oportunidades. As agências que oferecem mais vagas são: Vacaria (129), São Leopoldo (62), Passo Fundo (25), Bento Gonçalves (23) e Portão (20). Entre as ocupações com maior número de vagas estão trabalhador da pecuária (127), alimentador de linha de produção (98) e auxiliar de escritório em geral (28).
Em Porto Alegre e Região Metropolitana, há 1.602 vagas disponíveis nas Agências FGTAS/Sine. O setor da indústria corresponde a 33% das oportunidades, seguido pelo setor de serviços com 30%. Notavelmente, 73% das vagas não exigem experiência, enquanto 31% requerem Ensino Médio completo. As agências com mais vagas são: São Leopoldo (157), Parobé (153), Nova Santa Rita (149), Guaíba (139) e Igrejinha (130). Alimentador de linha de produção (157), vigilante (131) e trabalhador polivalente da confecção de calçados (92) estão entre as ocupações com maior quantidade de vagas abertas.
A partir de segunda-feira (24/7), os trabalhadores interessados nas vagas podem se dirigir às Agências FGTAS/Sine, onde poderão ser encaminhados para entrevistas com as empresas, de acordo com seus perfis profissionais. Dentre as oportunidades, destacam-se vagas para auxiliar de linha de produção, telemarketing ativo, eletricista, almoxarife e operador de caixa, entre outras, em diferentes localidades do Estado.
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) está vinculada à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP). Para mais informações sobre os endereços das unidades da FGTAS, acesse o site oficial.
Com a informação Governo do Estado do Rio Grande do Sul.