PUBLICIDADE

O que é Fastly e por que vários sites saíram do ar?

Jornais internacionais e plataformas tecnológicas ficaram indisponíveis hoje devido a um erro da empresa Fastly. Entenda o caso.

8 jun 2021 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários
Falhas da empresa Fastly derrubou sites de veículos como BBC e New York Times, e plataformas de tecnologia
Falhas da empresa Fastly derrubou sites de veículos como BBC e New York Times, e plataformas de tecnologia
Foto: jarmoluk/Pixabay / Tecnoblog

Hoje (8/6), sites de grandes jornais internacionais e algumas plataformas de streaming ficaram fora do ar. O que aconteceu?

Aconteceu o seguinte: o Fastly, provedor de serviços de internet, teve problemas para carregar essas páginas todas. Até o site da Casa Branca e o da BBC ficaram fora do ar.

Que problemas foram esses? Foi ataque hacker?

Até onde se sabe, não foi ataque hacker. Tratou-se de um problema técnico da empresa Fastly. O problema ainda está sendo investigado, mas a tese de ataque parece descartada.

O que é essa empresa Fastly? Nunca ouvi falar.

Eu também não conhecia. Trata-se de uma ferramenta que ajuda sites a serem mais rápidos. O que ele faz é criar cópias desses domínios em vários lugares da internet para que os usuários consigam carregar as páginas com rapidez. Ele também protege os servidores dos sites (locais onde eles ficam armazenados) caso aconteçam muitos acessos ao mesmo tempo. Além desses sites todos que mencionamos, ela também atende a Amazon. Ou seja, a Fastly tem grandes clientes.

Os sites continuam fora do ar?

Não. Os serviços já foram reestabelecidos.

Me Explica Me Explica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade