PUBLICIDADE

Mundo

Youtuber é sequestrado após tentar entrevistar chefe de quadrilha no Haiti

Criador de conteúdo estaria sob poder de um criminoso apelidado como “Lanmò San Jou”, que significa “a morte não tem hora marcada”

29 mar 2024 - 17h13
Compartilhar
Exibir comentários
Youtuber é sequestrado após tentar entrevistar chefe de quadrilha no Haiti
Youtuber é sequestrado após tentar entrevistar chefe de quadrilha no Haiti
Foto: Reprodução/Instagram

Um criador de conteúdo americano foi sequestrado por criminosos após tentar entrevistar o líder de uma das gangues mais perigosas do Haiti, Jimmy Cherizier, conhecido como “Barbecue”. De acordo com a mídia internacional, ele está sob o poder do grupo desde 14 de março e os membros estão exigindo cerca de US$ 600 mil para liberarem o jovem. 

Addison Pierre Maalouf, conhecido online como “YourFellowArab”, é popular no YouTube e no Twitch. De acordo com o jornal americano NY Post, apenas 24 horas após ter chegado no país, o youtuber e um colega haitiano foram levados por membros da gangue ‘400 Mawozo’. 

Um amigo de Maalouf chamado Lalem, que também é usuário do Twitch, confirmou o sequestro e que logo ele estaria livre. O rapaz estaria sendo mantido em algum lugar na região de Delmas 6, em Porto Príncipe, controlada por Barbecue. 

Em sua última postagem, o youtuber contou sobre os perigos do país e que o lugar está tomado por gangues. “Indo para mais uma daquelas viagens. Se eu morrer, obrigado por assistir o que eu publiquei. Seu viver, toda Glória a Deus”, escreveu em seu perfil do X, antes do sequestro. 

Outro youtuber, Miles Routledge, conhecido como “Lord Miles”, afirmou ter conversado com Maalouf, enquanto o rapaz utilizava o telefone de um dos sequestradores. Ele faz grandes críticas ao governo do país que não está conseguindo garantir a libertação dele. 

“Eles estavam muito distantes em ajudar, embora ‘Arab’ seja cidadão dos EUA”, disse o youtuber. 

Ainda assim, ele afirma que Maalouf está com um ótimo humor e que espera fazer um vídeo da experiência quando retornar. “Tudo o que podemos fazer é orar por Arab e Sean, que Cristo cuide deles”, escreveu Routledge.

O que está acontecendo no Haiti

Após o presidente, Jovenel Moise, ter sido morto a tiros em 2021, o Haiti enfrenta uma crise que tem afetado a área política e econômica do país. Segundo algumas agências internacionais, o estado se agravou depois que uma gangue invadiu uma penitenciária e libertou vários criminosos. 

Além da onda de crime, várias gangues estão comandando áreas do país, fazendo com que o governo local declare estado de emergência e toque de recolher. 

De acordo com a ONU, mais de 1,5 mil pessoas morreram no país vítimas de violência armada. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade