PUBLICIDADE

Mundo

ONU alerta para situação 'catastrófica' no Haiti

País vive intensa crise de segurança

28 mar 2024 - 18h12
(atualizado em 10/4/2024 às 16h46)
Compartilhar
Exibir comentários

- O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, afirmou que a situação atual no Haiti, que vive uma intensa crise de segurança, é ?catastrófica?. Ele fez um apelo à comunidade internacional para fazer mais para devolver esperança aos haitianos.

Em uma mensagem em vídeo, o oficial destacou que "a corrupção, a impunidade e uma governança quase inexistente, exacerbadas pelos crescentes níveis de violência de gangues, têm minado o Estado de Direito e levado as instituições estatais haitianas à beira do colapso".

Ao enfatizar a ação implacável dos grupos armados e seu uso indiscriminado de violência sexual contra mulheres, crianças e vítimas de sequestro, Turk indicou que "abordar a insegurança deve ser a mais alta prioridade para proteger a população e prevenir mais sofrimento humano".

"É chocante que, apesar da terrível situação no terreno, as armas continuem a entrar no Haiti", disse, exigindo "uma implementação mais eficaz do embargo sobre essas armas".

O alto comissário também expressou "a necessidade urgente de implantação de uma missão para ajudar a polícia nacional a conter a violência".

No entanto, ele advertiu que "o simples fortalecimento da segurança não levará a uma solução duradoura?: ?São necessárias políticas simultâneas voltadas para o restabelecimento do Estado de Direito".

 .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade