Vulcão entra em erupção na ilha japonesa de Kyushu, sem relatos de danos
Um vulcão na importante ilha de Kyushu, no oeste do Japão, entrou em erupção no domingo, enviando fumaça preta para o alto, mas não houve relatos imediatos de qualquer dano ou de alguém ferido.
O vulcão, que se chama Sakurajima e está localizado na ponta sul de Kyushu, perto da cidade de Kagoshima, entrou em erupção por volta das 20h05 (horário local), informou a Agência Meteorológica Japonesa (JMA).
A televisão pública NHK citou relatos de pedras vulcânicas caindo a uma distância de 2,5 km do vulcão. O nível de alerta de erupção foi aumentado para 5, o mais alto, com algumas áreas aconselhadas a serem esvaziadas, acrescentou.
Sakurajima é um dos vulcões mais ativos do Japão e erupções de vários níveis ocorrem regularmente. Em 2019, expeliu cinzas a 5,5 km de altura.
Não houve relatos imediatos de danos causados pela erupção de domingo, disse o vice-secretário-chefe do gabinete, Yoshihiko Isozaki, em entrevista coletiva, enquanto funcionários do governo buscavam mais informações sobre a situação.
Os reguladores nucleares disseram que não foram detectadas irregularidades na usina atômica de Sendai, que fica a cerca de 50 km do vulcão.
Imagens de vídeo mostraram o que parecia ser uma massa vermelha descendo de um lado do vulcão, com projéteis vermelhos sendo disparados para cima.
A maior parte da cidade de Kagoshima fica do outro lado da baía do vulcão, mas várias áreas residenciais a cerca de 3 km da cratera podem ser esvaziadas dependendo da situação , disse a NHK.
ANHK mais tarde informou que 51 pessoas nas proximidades tinham sido retiradas da área.