PUBLICIDADE

Mundo

Votos antecipados para eleições nos EUA chegam a 36 milhões

Comparecimento é recorde em pleitos de meio de mandato

6 nov 2018 - 14h03
(atualizado às 14h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O número de eleitores que votaram antecipadamente nas eleições de meio de mandato nos Estados Unidos atingiu a marca recorde de 36 milhões. No último pleito, foram 27 milhões, de acordo com o pesquisador Michael McDonald, da Universidade da Flórida, que concedeu entrevista publicada nesta terça-feira (6) pelo site de notícias europeu "Politico".

Eleições nos EUA têm comparecimento recorde.
Eleições nos EUA têm comparecimento recorde.
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Nos estados do Texas, Nevada e Arizona, os votos antecipados já ultrapassaram os das últimas eleições de meio de mandato e, segundo McDonald, todos as demais unidades da federação devem registrar um número maior que o do último pleito até o fim da apuração.

O CEO do TargetSmart, instituto de pesquisa ligado ao partido Democrata, Tom Bonier, prevê que até o fim da apuração, 40 milhões de pessoas tenham votado antecipadamente. A entidade também projeta que o comparecimento total será de 105 milhões de pessoas, cerca de 45% da população apta a votar.

O alto comparecimento poderia estar preparando terreno para surpresas no resultado das eleições. Caso seja mantida a tradição dos últimos pleitos, a afluência elevada favorece o partido Democrata, mas a intensa campanha feita pelo presidente norte-americano, Donald Trump, pelo país nos últimos meses também pode ter mobilizado sua base eleitoral.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade