PUBLICIDADE

Mundo

Venezuelanos expressam revolta com almoço de Maduro em restaurante turco famoso

18 set 2018 - 11h55
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, comeu um filé caro no restaurante de "Salt Bae" em Istambul durante uma escala de uma visita à China e causou furor em casa, onde milhões lutam para se alimentar o suficiente e a carne vermelha é um luxo raro.

 Maduro, ao chegar ao aeroporto de Pequim 13/9/ 2018 Divulgação/REUTERS
Maduro, ao chegar ao aeroporto de Pequim 13/9/ 2018 Divulgação/REUTERS
Foto: Reuters

O famoso chef turco Nusret Gokce, dono de uma rede de restaurantes conhecida como Salt Bae pela maneira teatral como salga seus bifes, publicou fotos e vídeos em suas páginas de Instagram e Twitter nas quais mostrou Maduro e sua esposa, Cilia, jantando.

Em um vídeo, Maduro diz aos seus colegas de refeição "este é um momento único na vida", enquanto Gokce fatia a carne dramaticamente para os clientes sacudindo os quadris. Em outro vídeo Maduro fuma um charuto tirado de uma caixa que tem uma placa com seu nome.

Maduro confirmou a visita em uma emissora estatal na noite de segunda-feira. Gokce não respondeu a um email pedindo comentários.

A oposição política da Venezuela reagiu, apontando a refeição como uma prova da alienação de Maduro em relação à crise do país, que já induziu mais de 2 milhões de pessoas a emigrarem para fugir da escassez crônica de alimentos e remédios.

Quase dois terços dos venezuelanos entrevistados em um estudo de uma universidade que foi publicado em fevereiro disseram ter perdido em média 11 quilos no ano passado, e se estimou que 87 por cento vivem na pobreza.

"Enquanto os venezuelanos sofrem e morrem de fome, Nicolás Maduro e Cilia desfrutam de um dos restaurantes mais caros do mundo, tudo com dinheiro roubado do povo venezuelano", tuitou o líder opositor Julio Borges, ex-líder do Congresso.

Nas redes sociais, venezuelanos compartilharam imagens satíricas em que Gokce faz sua famosa pose com o sal acima de uma criança esquelética.

Maduro disse ter almoçado no restaurante durante uma parada de duas horas em Istambul.

"Nusret nos atendeu pessoalmente. Estávamos conversando, nos divertindo com ele... ele ama a Venezuela, ele me disse várias vezes", contou Maduro.

O presidente havia viajado a Pequim com a esperança de obter novos fundos para seu governo socialista carente de dinheiro, mas só voltou com alguns acordos envolvendo o setor energético da Venezuela.

Gokce viralizou em 2017 depois de publicar vídeos nos quais salga carnes com um gesto que faz lembrar uma naja.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade