Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Venezuela abre investigação contra ataques dos EUA no Caribe

Trump confirmou conversa com Maduro: 'Foi só um telefonema'

1 dez 2025 - 11h17
(atualizado às 13h46)
Compartilhar
Exibir comentários

A Procuradoria-Geral da República e a Assembleia Nacional da Venezuela anunciaram nesta segunda-feira (1º) a abertura de investigações sobre os ataques dos Estados Unidos contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas no Mar do Caribe, que resultaram na morte de cerca de 80 pessoas. Ontem, o mandatário americano, Donald Trump, confirmou que conversou com seu homólogo de Caracas, Nicolás Maduro, há alguns dias.

Trump confirmou ligação com Maduro há alguns dias
Trump confirmou ligação com Maduro há alguns dias
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo o presidente da Assembleia, Jorge Rodríguez, "a ordem para matar" os ocupantes das embarcações "viola as Convenções de Genebra e o direito internacional humanitário".

Sobre a ligação com Maduro, Trump se limitou a dizer: "Não diria que [a conversa] foi boa ou ruim. Foi um telefonema".

Mas segundo a imprensa americana, a ligação abrangeu tanto um possível encontro entre os líderes como condições para uma anistia, caso Maduro renunciasse.

Ainda no domingo, o senador republicano Markwayne Mullin disse à CNN que a conversa também abordou um "estado de união", tendo Trump oferecido ao chavista a possibilidade de "deixar o país e ir para a Rússia ou outro lugar".

Desde meados do ano, as forças americanas já assassinaram cerca de 80 pessoas em bombardeios contra barcos supostamente utilizados por narcotraficantes na costa do país sul-americano, e a Casa Branca acusa o presidente da Venezuela de chefiar um cartel de drogas. Washington também já deslocou o maior porta-aviões do mundo para o Mar do Caribe.

Já Maduro tem feito reiterados apelos em defesa da paz, e aliados do regime chavista acusam Trump de querer derrubar o mandatário para assumir o controle do petróleo venezuelano ? o país detém as maiores reservas do mundo. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade