Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

UE oficializa doação de 20 milhões de euros ao Fundo Amazônia

Anúncio foi feito no âmbito da COP30, que acontece em Belém

14 nov 2025 - 14h46
(atualizado às 15h01)
Compartilhar
Exibir comentários

 A União Europeia (UE) anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (14), a doação de 20 milhões de euros ao Fundo Amazônia, durante evento em Belém, no âmbito da COP30.

Doação foi feita no âmbito da COP30
Doação foi feita no âmbito da COP30
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O gesto reforça a confiança do bloco no projeto destinado à preservação da floresta, segundo informou o governo brasileiro.

O aporte, inicialmente divulgado em 2023 pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, marca o início dos desembolsos do bloco previstos para os próximos quatro anos.

A importância do financiamento de iniciativas para manter as florestas em pé foi um dos temas debatidos na semana passada entre a chefe da Comissão Europeia e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Belém, no início da Cúpula do Clima que antecedeu a COP.

Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva (Rede Sustentabilidade), doações como a anunciada pela UE "ampliarão as ações de preservação do bioma, reforçando um ciclo virtuoso que beneficia povos indígenas e comunidades tradicionais que mantêm a floresta em pé".

Ela acrescentou que o aporte também permitirá impulsionar "a pesquisa científica, estimular a bioeconomia e garantir segurança alimentar".

O Fundo Amazônia é coordenado pelo MMA e gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), comandado por Aloizio Mercadante (PT).

"A UE deposita sua confiança no modelo do Fundo Amazônia, na gestão do BNDES e nas políticas ambientais conduzidas pelo governo brasileiro. Essa parceria fortalece o combate ao desmatamento, a restauração florestal e a proteção da biodiversidade", destacou Mercadante.

Em 17 anos de história, o Fundo já beneficiou cerca de 260 mil pessoas, por meio de mais de 600 organizações comunitárias e do apoio a 144 projetos. O mecanismo representa uma estratégia essencial para o alcance das metas climáticas brasileiras, contribuindo para os compromissos assumidos no Acordo de Paris e para os objetivos do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade