Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

UE diz que manterá relações com Venezuela para proteger interesses europeus

Bloco voltou a destacar que nunca reconheceu reeleição de Maduro

7 jan 2026 - 09h32
Compartilhar
Exibir comentários

A União Europeia garantiu, nesta terça-feira (6), que irá manter relações com a Venezuela a fim de proteger os interesses do bloco.

Delcy Rodríguez assumiu como presidente interina da Venezuela após destituição de Maduro
Delcy Rodríguez assumiu como presidente interina da Venezuela após destituição de Maduro
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Embora não tenhamos reconhecido a legitimidade do presidente Nicolás Maduro, e o mesmo se aplica a Delcy Rodríguez, manteremos um diálogo direcionado com as autoridades venezuelanas para salvaguardar nossos interesses e defender nossos princípios", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Anitta Hipper, durante a coletiva de imprensa diária.

Hipper lembrou ainda que "as autoridades venezuelanas derivam de um processo eleitoral que não respeitou a vontade popular de mudança democrática", referindo-se aos 27 anos do chavismo no poder.

"Portanto, ontem e hoje enfatizamos que o futuro da Venezuela deve ser moldado por meio de um diálogo inclusivo que leve a uma transição democrática, que inclua todos os atores comprometidos com a democracia, inclusive os líderes da oposição democraticamente eleitos", frisou a porta-voz.

Maduro permaneceu como chefe de Estado para um terceiro mandato depois das últimas eleições, realizadas em meados de 2024, ainda que o resultado nunca tenha sido comprovado com as atas do pleito. Para a oposição, o vencedor foi Edmundo González, que se exilou na Espanha devido à permanência do chavista no poder.

Além da UE e da Espanha, os governos do Brasil e Colômbia estão entre os que não reconheceram a reeleição de Maduro nas eleições.

Com a captura do mandatário de Caracas pelos Estados Unidos no sábado (3), sua vice, Delcy Rodríguez, assumiu como presidente interina na noite de ontem. Seu mandato provisório inicial é de 90 dias.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade