Ucrânia ataca importante fabricante de explosivos russo
A Ucrânia atacou um fabricante de explosivos militares nas profundezas do território russo durante a noite, bem como a infraestrutura de armazenamento em um campo de aviação militar na região de Lipetsk, disse o Estado-Maior de Kiev em um comunicado neste domingo.
As unidades de defesa aérea russas derrubaram 110 drones ucranianos sobre o país, informou o Ministério da Defesa da Rússia, incluindo um sobre a região de Moscou, 43 sobre a região fronteiriça de Kursk e 27 sobre a região de Lipetsk.
O canal russo SHOT Telegram informou que os drones tentaram atacar o fabricante de explosivos Ya. M. Sverdlov na cidade de Dzerzhinsk, região de Nizhny Novgorod, cerca de 400 km a leste de Moscou.
A fábrica de explosivos, um dos maiores fabricantes de seu tipo usado pelas forças russas na guerra que Moscou lançou contra a Ucrânia em fevereiro de 2022, está sujeita a sanções dos Estados Unidos e da União Europeia.
O Estado-Maior de Kiev disse que ainda estava avaliando os danos do ataque.
O Ministério da Defesa da Rússia disse no Telegram que oito drones ucranianos foram destruídos sobre Nizhny Novgorod. Moradores relataram fortes explosões e fumaça branca na área da usina, informou a SHOT.
A Reuters não conseguiu verificar os relatos de forma independente.
O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, disse no Telegram que os destroços caíram no distrito de Ramensky, na região de Moscou, mas que não houve danos ou vítimas.