PUBLICIDADE

Mundo

Turquia condena 337 à prisão perpétua por tentativa de golpe

Levante ocorreu em 15 de julho de 2016 contra o governo de Recep Tayyip Erdogan

26 nov 2020 - 12h50
(atualizado às 12h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Um tribunal de Ancara, na Turquia, condenou 337 pessoas à prisão perpétua por participação no fracassado golpe de Estado de 15 de julho de 2016, usado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan para promover um expurgo nas Forças Armadas e nos serviços públicos.

Presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, durante cerimônia em Malatya
25/10/2020 Escritório de Imprensa da Presidência da Turquia/Divulgação via REUTERS
Presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, durante cerimônia em Malatya 25/10/2020 Escritório de Imprensa da Presidência da Turquia/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

O processo diz respeito às ações organizadas na base aérea de Akinci, quartel-general dos revoltosos. Entre os sentenciados estão ex-oficiais de alto escalão e pilotos de caças militares, acusados de bombardear o Parlamento e outras instituições turcas.

Outros 60 réus foram condenados a penas menores, enquanto 75 acabaram absolvidos. Os 337 sentenciados à prisão perpétua foram acusados de crimes como assassinato, violação da ordem constitucional e tentativa de matar o presidente.

Após mais de quatro anos do golpe, a Justiça da Turquia já concluiu 289 processos relativos ao levante, com 4,1 mil pessoas condenadas, sendo aproximadamente 2,5 mil à pena perpétua.

A tentativa fracassada de golpe deixou 272 mortos, incluindo 24 revoltosos. Erdogan acusa o clérigo exilado Fethullah Gulen, que vive nos Estados Unidos, de ter orquestrado o levante e já expurgou mais de 140 mil servidores públicos e militares supostamente ligados a seu movimento, o "Hizmet" ("Serviço", em tradução livre). O clérigo, por sua vez, acusa Erdogan de ter encenado o golpe para concentrar poder em suas mãos e perseguir adversários.

    .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade