PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz não se lembrar muito de encontro em que assessor falou sobre Rússia

3 nov 2017 - 18h03
(atualizado às 20h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que não se lembra muito de um encontro no ano passado com um ex-assessor de campanha que se declarou culpado neste mês em uma investigação federal sobre suposto envolvimento russo na eleição presidencial norte-americana de 2016.

Presidente dos EUA, Donald Trump 
01/11/2017
REUTERS/Kevin Lamarque
Presidente dos EUA, Donald Trump 01/11/2017 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

Perguntado sobre um encontro no qual o assessor George Papadopoulos sugeriu marcar um encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, Trump disse a repórteres: "Eu não me lembro muito deste encontro. Foi um encontro muito pouco importante".

    De acordo com documentos de tribunal preenchidos pelo conselheiro especial Robert Mueller, Papadopoulos disse no encontro de assessores de política externa em março de 2016 "que possuía conexões que poderiam ajudar a marcar um encontro entre o então candidato Trump e o presidente Putin".

    Uma fotografia publicada na conta de Trump no Instagram mostra Papadopoulos sentado na mesma mesa que Trump, assim como Jeff Sessions, atual secretário de Justiça dos EUA, e diversos outros.

    Papadopoulos se declarou culpado por mentir para agentes do FBI sobre contatos com pessoas que disse ter laços com autoridades seniores russas, nas primeiras acusações criminais alegando ligações entre a campanha de Trump e Moscou. Sua declaração foi tornada pública esta semana.

    Sessions está sob pressão de democratas do Senado para testemunhar novamente sobre contatos russos da campanha de Trump. Em testemunho ao comitê judiciário do Senado, o secretário de Justiça negou conhecimento sobre quaisquer contatos entre a campanha e russos ou intermediários do governo russo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade