PUBLICIDADE

Mundo

Trump desembarca no Reino Unido após questionar plano de May para o Brexit

12 jul 2018 - 13h59
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou ao Reino Unido nesta quinta-feira após expressar dúvidas sobre o plano da primeira-ministra britânica, Theresa May, para a saída da União Europeia, e com protestos planejados contra ele por todo o país.

Presidente dos EUA, Donald Trump, e primeira-dama, Melanie Trump, desembarcam no Reino Unido 12/07/2018 REUTERS / Kevin Lamarque
Presidente dos EUA, Donald Trump, e primeira-dama, Melanie Trump, desembarcam no Reino Unido 12/07/2018 REUTERS / Kevin Lamarque
Foto: Reuters

Após cúpula da Otan onde provocou uma reunião de crise para forçar aliados a aumentar seus gastos com defesa, Trump desembarcou no Reino Unido para sua primeira visita como presidente, tendo dito que o maior aliado dos Estados Unidos na Europa está em crise devido ao Brexit.

May espera que Trump, que pousou no aeroporto de Stansted antes de pegar um helicóptero para a residência do embaixador dos Estados Unidos em Londres, ajudará a acelerar um futuro acordo de livre comércio, mas seus comentários públicos sobre o Brexit deixam em dúvida os efeitos de sua visita.

"Estou indo para uma área bem tensa agora, não é? Com muitas renúncias", disse Trump em coletiva de imprensa na cúpula da Otan em Bruxelas.

A visita de Trump coincide com uma semana instável para May, depois que dois de seus principais ministros renunciaram em protesto contra seus planos de comércio com a União Europeia após a saída do Reino Unido do bloco no próximo mês de março.

A proposta "pró-mercado" de May para o Brexit foi aceita por seu gabinete somente na última sexta-feira, após dois anos de divergências desde que os britânicos votaram para deixar o bloco em 2016, embora alguns defensores do Brexit tenham considerado a proposta uma traição.

"O povo votou para se separar, então imagino que é isso que eles vão fazer. Mas, talvez eles esteja tomando uma rota um pouco diferente, então não sei se é para isso que eles votaram", disse Trump.

Questionada sobre os comentários de Trump em reunião com jornalistas, May disse que está cumprindo os desejos do povo britânico.

Mais de 60 mil pessoas se inscreveram para protestar contra o presidente dos Estados Unidos em Londres na sexta-feira, quando manifestantes pretendem sobrevoar o Parlamento com um boneco inflável representando Trump como um bebê laranja.

Nesta quinta-feira, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, disse que os atos precisam ser "pacíficos".

"Minha mensagem para aqueles que vêm aos protestos em Londres é que isso precisa ser pacífico", disse. "Para aqueles que pretendem causar problemas ou quebrar a lei, eu simplesmente digo: você não é bem-vindo", acrescentou em comunicado.

Trump, que tem elogiado repetidamente o Brexit, tem expressado entusiasmo para um amplo acordo comercial com o Reino Unido após sua saída da União Europeia.

Defensores do Brexit dizem que um acordo comercial do tipo com a maior economia do mundo é uma das grandes vantagens de deixar o bloco.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade