PUBLICIDADE

Mundo

Trump condena violência e diz que fará transição de poder

Republicano reconhece que sua administração está chegando ao fim e diz que seu único objetivo até agora foi garantir a integridade dos votos

7 jan 2021 - 22h22
(atualizado às 22h24)
Compartilhar
Exibir comentários

WASHINGTON - Em vídeo gravado e divulgado no Twitter na noite desta quinta-feira, 7, o presidente americano, Donald Trump, reconheceu que sua administração está chegando ao fim e disse que seu único objetivo até agora foi o de garantir a integridade dos votos dos americanos. Ele condenou a violência de quarta-feira e diz que agora se concentrará em uma transição de poder pacífica.

"Minha campanha vigorosamente perseguiu cada caminho legal para contestar os resultados das eleições. Meu único objetivo foi garantir a integridade do voto. E, fazendo isso, eu estava lutando para defender a democracia americana. Continuo acreditando fortemente que precisamos reformar nosso sistema."

O presidente Trump se manifesta sobre invasão do Capitólio em vídeo publicado no Twitter
O presidente Trump se manifesta sobre invasão do Capitólio em vídeo publicado no Twitter
Foto: Trump via Twitter / Estadão Conteúdo

O presidente disse que a partir de agora se concentraria em garantir uma transição suave para o governo de Joe Biden após os ataques violentos de uma multidão de seus apoiadores que invadiram o Capitólio na quarta-feira. Ele condenou a violência no Capitólio, mas não citou nominalmente nenhum grupo específico que causou o caos.

"Como todos os americanos, eu estou indignado com aqueles que se engajaram em atos de violência e destruição. Vocês não representam nosso país. E aqueles que infringiram a lei, vocês pagarão."

"Acabamos de passar por uma eleição intensa e as emoções estão acirradas", disse ele. "Mas agora a temperatura deve baixar e a calma (deve ser) restaurada."

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade