PUBLICIDADE

Mundo

Tropas de Índia e China entram em confronto em área de fronteira

Região do Hiamalaia é disputada pelos dois países

13 dez 2022 - 11h55
(atualizado às 12h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Tropas indianas e chinesas entraram em combate no território de Arunachal Pradesh, no nordeste da Índia, na área fronteiriça com a China meridional, informou o governo de Nova Déli nesta terça-feira (13).

Moradores protestaram contra ação chinesa em Arunachal Pradesh
Moradores protestaram contra ação chinesa em Arunachal Pradesh
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O confronto teria ocorrido na última sexta-feira (9) e diversos soldados tiveram ferimentos leves. Essa foi a primeira vez em quase dois anos que incidentes do tipo foram registrados na área da fronteira do Himalaia, palco de violentos combates em 2020 com mais de 20 mortes.

Segundo o Ministério da Defesa da Índia, a China estaria tentando mudar as demarcações na região. "No dia 9 de dezembro de 2022, as tropas do PLA [Exército da Libertação Popular] tentaram mudar unilateralmente o status quo da demarcação da Linha de Controle Real", disse em nota o ministro, Rajanth Singh, referindo ao nome oficial da fronteira entre as duas nações.

Na coletiva diária desta terça-feira, um dos porta-vozes do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, não quis comentar sobre os confrontos, limitando-se a dizer que "até onde entendemos, a situação na fronteira entre China e Índia está estável, de maneira geral".

"Ambos os lados têm mantido um diálogo sem obstruções por canais diplomáticos e militares, e esperamos que o lado indiano avance na mesma direção que a China", acrescentou.

A Linha de Controle Real é uma fronteira de cerca de 3,4 mil quilômetros, mas por conta da presença de estruturas naturais - como lagos, ricos, desfiladeiros e picos de neve - é bastante problemática em sua marcação. Os soldados dos dois lados, por vezes, avançam no que é considerado território estrangeiro e pequenos embates ocorrem. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade