Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

TPI 'deplora' sanções de Trump e pede apoio internacional

Corte saiu em defesa de procurador que mandou prender Netanyahu

11 fev 2025 - 10h06
(atualizado às 10h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia criticou as sanções do governo dos Estados Unidos contra o procurador da corte, o britânico de ascendência paquistanesa Karim Khan, e cobrou uma defesa por parte das nações do mundo.

    "O TPI deplora a imposição de sanções do governo americano contra o procurador Karim Khan. A corte promete continuar a cumprir seu mandato judicial, no interesse de milhões de vítimas inocentes de atrocidades", diz uma mensagem no perfil do tribunal no X.

    "A corte pede a seus 125 Estados-membros, à sociedade civil e às nações do mundo que se unam em prol da justiça internacional", acrescenta.

    Trump impôs sanções ao TPI por conta das investigações sobre supostos crimes de guerra e contra a humanidade cometidos por Israel na Faixa de Gaza, que motivaram um mandado de prisão contra o premiê Benjamin Netanyahu, a pedido de Khan.

    As medidas incluem o congelamento de ativos de funcionários do tribunal nos EUA e a proibição de entrar em solo americano.

    Além de Netanyahu, o TPI também já pediu a prisão do presidente da Rússia, Vladimir Putin, por supostos crimes de guerra relativos à deportação de crianças ucranianas. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade