PUBLICIDADE

Mundo

Terremoto causa morte de nove pessoas na Turquia

Distrito de Baskule, no sudoeste do país foi o local atingido. Área faz fronteira com o Irã

23 fev 2020 - 10h32
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

Nove pessoas morreram no Distrito de Baskule, sudeste da Turquia, neste domingo, 23, após um terremoto de magnitude 5,7. O local atingido faz fronteira com o Irã, a oeste da cidade de Khoy.

De acordo com o Ministério de Saúde da Turquia, três dos mortos eram crianças e 21 pessoas ficaram feirdas, incluindo oito de forma crítica. O Ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, disse que cerca de 1.066 prédios desabaram com o tremor.

O Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC) afirmou que o terremoto, que ocorreu às 8:53 da manhã, horário local (05:53 GMT), e teve uma profundidade de 5 km (3,1 milhas).

Os efeitos do terremoto atingiram quatro vilarejos da província de Van. O ministério da educação relatou pequenos danos a várias escolas nos distritos rurais de Baskale, Saray e Gurpinar. Soylu disse que a Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia começou o trabalho de resgate em aldeias, incluindo Ozpinar, cerca de 25 km ao sul do epicentro.

Imagens de TV turcas mostraram pessoas cavando com pás e mãos em prédios desabados, além de móveis e pertences espalhados pelas estradas rachadas. Alguns moradores estavam envoltos em cobertores na neve, do lado de fora das casas, com as paredes exteriores desmoronadas e fiação torcida.

No mês passado, um terremoto no leste da Turquia matou mais de 30 pessoas. Até o momento não houve relatos de danos ou fatalidades na área da província no oeste do Azerbaijão, no Irã./AP, REUTERS.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade