PUBLICIDADE

Mundo

Tensão aumenta em navio de imigrantes na costa da Itália e 10 saltam no mar

20 ago 2019 - 10h03
Compartilhar
Exibir comentários

A tensão aumentou em um navio de resgate à deriva no litoral sul da Itália nesta terça-feira, e 10 imigrantes a bordo pularam no mar e tentaram nadar até a praia, segundo a instituição de caridade espanhola que opera a embarcação.

Imigrante que pulou de navio Open Arms é transportado em uma maca em Lampedusa, Itália 20/8/2019 REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Imigrante que pulou de navio Open Arms é transportado em uma maca em Lampedusa, Itália 20/8/2019 REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Foto: Reuters

O navio Open Arms, que está no mar há 19 dias com quase 100 imigrantes a bordo, espera nas proximidades do porto de Lampedusa, pedindo permissão para levar os imigrantes majoritariamente africanos para a terra, apesar de uma proibição italiana à atracação de navios de resgate particulares.

A Itália argumenta que assumiu responsabilidade demais com a imigração de africanos para a Europa, e seu ministro do Interior diz que navios de instituições de caridade se tornaram "táxis" de traficantes de pessoas.

"Nove pessoas se atiraram na água tentando desesperadamente chegar ao litoral de Lampedusa. Nossos salva-vidas e agentes da Guarda Costeira italiana estão tentando resgatá-los. A situação está fora de controle", tuitou a Open Arms.

Mais cedo, a entidade tuitou que outro imigrante havia saltado no mar e publicou um vídeo deste nadando em direção à praia, apesar de seu caminho estar bloqueado por um barco da Guarda Costeira.

"Dia 19: uma noite de pânico e um homem na água", tuitou a entidade. "A noite começou com uma evacuação médica urgente, e hoje de manhã um homem pulou na água tentando alcançar a terra diante de seus olhos. A situação é de desespero."

O homem em questão, um sírio, foi resgatado pelas autoridades italianas e está sob seus cuidados, disse uma porta-voz do Open Arms.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade