PUBLICIDADE

Mundo

Tailandeses comemoram resgate de meninos presos em caverna

Mergulhadores encontraram o grupo há mais de uma semana

10 jul 2018 - 13h28
(atualizado às 14h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Moradores de Chiang Rai, cidade do norte da Tailândia, e outras localidades comemoraram com buzinaços e vídeos ao vivo quando todos os 12 meninos e seu técnico de futebol presos em um complexo de cavernas foram resgatados sãos e salvos nesta terça-feira.

O resgate dramático marcou o fim de um calvário de mais de uma quinzena, que começou quando o time "Javalis Selvagens" e seu técnico ficaram presos dentro da caverna inundada de Tham Luang, na fronteira com Mianmar, no dia 23 de junho.

Dois mergulhadores britânicos encontraram os 13 na segunda-feira passada (2), mas a operação de busca e resgate foi realizada principalmente pela unidade de elite Seal da Marinha tailandesa.

Voluntários comemoram depois de ouvirem que todos meninos presos em caverna tinham sido resgatados
10/07/2018
Kyodo via REUTERS
Voluntários comemoram depois de ouvirem que todos meninos presos em caverna tinham sido resgatados 10/07/2018 Kyodo via REUTERS
Foto: Reuters

"Este é um acontecimento importante na minha vida. É algo de que me lembrarei", disse, visivelmente emocionado, Rachapol Ngamgrabuan, uma autoridade do departamento de imprensa da província de Chiang Rai.

"Houve momentos em que chorei", acrescentou. "Feliz. Muito feliz de ver que todos os tailandeses se amam."

Os tailandeses ficaram grudados em televisões, celulares e telas de computador, acompanhando cada lance da história dos meninos, como muitos no exterior.

Eles foram às redes sociais nesta terça-feira para demonstrar sua alegria usando a hashtag #Hooyah, uma palavra usada pela Marinha para elevar o moral. Entre outras hashtags usadas estavam #Heróis e #Obrigado.     

"Vocês são nossos heróis!", escreveram alguns, legendando cartuns que mostravam os garotos e seu treinador com dezenas de agentes de resgate, voluntários e militares.

Na segunda-feira (9) o primeiro-ministro Prayuth Chan-ocha disse que realizará uma festa para todos os que se envolveram no esforço de resgate multinacional.

Grandes redes atacadistas da Tailândia, como Central Group e The Mall Group, também expressaram seu apoio.

"Não temos certeza se isto é um milagre, uma ciência ou o quê. Todos os treze Javalis Selvagens agora estão fora da caverna", escreveu a unidade Seal da Marinha em sua página oficial momentos após o resgate.

O time inglês Manchester United disse em sua página oficial de Twitter que ficou aliviado ao saber que os 13 estão seguros, e convidou o grupo e seus salvadores a visitarem o estádio Old Trafford.

Veja também

Castelo de Hambach, um dos símbolos da democracia alemã:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade