Socorristas resgatam 2 homens em túnel no Nepal após 9 dias
Mais de 5 mil pessoas continuam desaparecidas no país
Dois operários foram resgatados com vida após nove dias presos em um túnel de hidrelétrica no Nepal, isolados por inundações catastróficas que atingiram o país. O desastre, provocado pelo colapso de uma geleira no Himalaia, já causou cerca de 1,3 mil mortes e deixou mais de 5 mil desaparecidos. As equipes de socorro, auxiliadas por especialistas internacionais, continuam as buscas e escavações nos túneis obstruídos, onde dezenas de trabalhadores ainda podem estar soterrados.
Equipes de resgate conseguiram retirar com vida, nesta sexta-feira (4), dois trabalhadores que estavam presos em um túnel de uma hidrelétrica no norte do Nepal desde as inundações catastróficas de 26 de agosto.
O anúncio foi feito por autoridades locais e representa um raro momento de alívio em meio a uma tragédia que já deixou cerca de 1,3 mil mortos e milhares de desaparecidos.
"Fomos informados de que uma pessoa acaba de ser retirada sã e salva do túnel Trishuli-3", comunicou o ministro da Energia nepalês, Biraj Bhakta Shrestha. Pouco depois, o ministro do Interior, Sudan Gurung, confirmou o resgate de um segundo trabalhador.
"Enquanto houver fôlego, há esperança!", disse Bhakta Shrestha em um comunicado. "As operações de resgate continuam em todos os túneis afetados. Que os esforços e as orações de todos continuem. Não perdemos a esperança", acrescentou.
Os dois resgatados são nepaleses e foram identificados como Sanjay Sah, de 30 anos, e Maharjan, 45. Ambos estão em condições estáveis e foram levados para um hospital na capital Katmandu.
"Que dia é hoje? Eu estava cantando um mantra lá dentro", afirmou Sah.
Dezenas de socorristas nepaleses, auxiliados por especialistas da Índia, China e Coreia do Sul, trabalham há uma semana para abrir caminho em túneis obstruídos pela enxurrada em barragens e usinas hidrelétricas. Logo após o desastre, as autoridades estimaram que cerca de 100 trabalhadores poderiam estar presos somente no túnel Trishuli-3.
Até esta sexta, no entanto, os socorristas tinham conseguido recuperar apenas alguns poucos corpos nesses locais, enquanto tentam abrir caminho com auxílio de explosivos e retroescavadeiras.
Segundo a agência nepalesa de gestão de desastres, o número de mortes confirmadas no país até o momento é de 1.287, enquanto 5.083 pessoas estão desaparecidas, incluindo mais de 900 funcionários de usinas hidrelétricas da região. No vizinho Tibete, a China confirmou 21 mortos e 541 desaparecidos.
A tragédia foi provocada pelo colapso de uma geleira no Himalaia, cordilheira que abriga os picos mais altos do planeta.
Enormes blocos de gelo se desprenderam e arrastaram uma massa de detritos, incluindo rochas, árvores, sedimentos e a água de lagos represados nas montanhas, varrendo do mapa assentamentos inteiros. .
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.