PUBLICIDADE

Mundo

Sindicato quer batizar rua em Florença com nome de Marielle

Proposta é semelhante a uma feita pela prefeita de Paris

15 mar 2019 - 13h07
Compartilhar
Exibir comentários

A sessão de Florença da Confederação Geral Italiana do Trabalho (Cgil), principal sindicato da Itália, pediu nesta sexta-feira (15) que a Prefeitura batize uma via pública da cidade com o nome de Marielle Franco, vereadora carioca executada em 14 de março de 2018.

Marielle Franco foi assassinada no dia 14 de março de 2018
Marielle Franco foi assassinada no dia 14 de março de 2018
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Por meio de uma nota em seu site oficial, a Cgil de Florença afirma que a militante do Psol se tornou um "símbolo, no Brasil e no mundo inteiro, da luta das mulheres, da defesa dos direitos humanos e da nova resistência contra todas as formas de opressão".

"Seu homicídio é o enésimo exemplo dos perigos que os defensores dos direitos humanos enfrentam. Por esses motivos, achamos obrigatório prestar homenagem à memória de Marielle", diz o comunicado.

Na nota, a Cgil de Florença afirma ter construído uma "relação de colaboração" com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Pernambuco. Antes disso, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, já havia anunciado uma proposta para batizar uma rua da cidade com o nome de Marielle.

"Marielle Franco foi assassinada há um ano. Vereadora do Rio de Janeiro, ela estava engajada na luta contra o racismo, a homofobia e a violência policial. Em sua memória, vamos propor no próximo Conselho de Paris que um lugar seja dedicado a ela", declarou Hidalgo.

Marielle foi executada enquanto voltava de uma reunião política no Rio de Janeiro, em um crime que também vitimou o motorista Anderson Gomes. O policial militar reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio Vieira de Queiroz foram presos no início da semana, suspeitos de serem, respectivamente, o autor dos disparos e o motorista do veículo usado no duplo homicídio.

O mandante do crime continua desconhecido.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade