PUBLICIDADE

Mundo

Senado dos EUA adota resolução para apoiar liberdade de imprensa após ataques de Trump

16 ago 2018 - 19h01
(atualizado às 19h07)
Compartilhar
Exibir comentários

O Senado dos Estados Unidos adotou unanimemente nesta quinta-feira uma resolução declarando apoio à liberdade de imprensa e afirmando que "a imprensa não é inimiga do povo".

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante comício na Pensilvânia 02/08/ 2018 REUTERS/Leah Millis
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante comício na Pensilvânia 02/08/ 2018 REUTERS/Leah Millis
Foto: Reuters

A resolução não vinculativa aprovada através de votação por voz foi uma desaprovação ao presidente Donald Trump, que há mais de 18 meses tem frequentemente chamado repórteres de "inimigos do povo".

A resolução "reafirma a função vital e indispensável que a imprensa livre exerce para informar o eleitorado, revelar a verdade, agir como uma verificação do poder inerente do governo, promover discussões e debates nacionais, e, além disso, avançar as normas democráticas e liberdades mais básicas e queridas dos Estados Unidos".

A votação acontece após mais de 300 jornais norte-americanos realizarem nesta quinta-feira uma defesa coordenada à liberdade de imprensa e uma crítica ao presidente Donald Trump por denunciar algumas organizações da mídia como inimigas do povo norte-americano.

    "Um pilar central das políticas do presidente Trump é um ataque contínuo à liberdade de imprensa", diz o editorial do Boston Globe, que coordenou publicação entre mais de 350 jornais.

    Trump tem frequentemente criticado jornalistas e descrito reportagens da mídia que contradizem sua opinião ou posição política como "fake news".

    Ele investiu novamente nesta quinta-feira, tuitando: "A MÍDIA FAKE NEWS É O PARTIDO DA OPOSIÇÃO. Isto é muito ruim para nosso Grande País... MAS NÓS ESTAMOS VENCENDO!".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade