PUBLICIDADE

Mundo

Rússia entrega à Ucrânia propostas para interromper guerra

'Cabe a nós tirar conclusões', disse assessor de Zelensky

20 abr 2022 - 11h31
(atualizado às 12h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Funeral de homem assassinado por russos em Bucha, nos arredores de Kiev
Funeral de homem assassinado por russos em Bucha, nos arredores de Kiev
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Mais de 20 dias após a última rodada de negociações em Istambul, a Rússia entregou à Ucrânia suas propostas para interromper a guerra entre os dois países.

Kiev havia formalizado suas demandas no fim de março, quando se comprometeu a não ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas desde que tivesse caminho livre para entrar na União Europeia e garantias de segurança por parte de potências internacionais.

"A Ucrânia tinha entregado suas propostas nas negociações em Istambul. A parte russa as estudou e apresentou sua própria posição. Agora cabe a nós estudar, comparar e tirar conclusões, tanto políticas como legais", disse Mikhailo Podolyak, conselheiro do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Já o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a "bola agora está no campo" de Kiev. No entanto, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, ressaltou que não há mais "confiança" nos negociadores ucranianos.

Não se sabe ainda o teor da resposta de Moscou para a Ucrânia, mas as negociações ainda não incluiriam o destino do Donbass, região oriental onde ficam os territórios separatistas de Donetsk e Lugansk.

A Rússia reivindica a soberania de todo o Donbass, o que abriria caminho para sua futura anexação, como ocorreu com a Crimeia, mas a Ucrânia exige a manutenção de sua integridade territorial.

O leste ucraniano é o principal palco da guerra atualmente, com uma ampla ofensiva russa e de separatistas para ampliar seu domínio nas regiões de Donetsk e Lugansk.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade