PUBLICIDADE

Mundo

Ataque aéreo russo derrubou torre de TV em Kharkiv, diz presidente da Ucrânia

22 abr 2024 - 12h16
(atualizado às 21h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Um ataque de míssil russo que partiu ao meio uma torre de televisão de 240 metros em Kharkiv nesta segunda-feira é parte de um esforço deliberado de Moscou de tornar a segunda maior cidade da Ucrânia inabitável, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy.

Imagens dramáticas obtidas pela Reuters mostraram o mastro principal da torre de televisão se quebrando e caindo no chão na cidade que vem sendo atingida por mísseis e ataques de drones há semanas.

O líder ucraniano disse que contou ao presidente dos EUA, Joe Biden, sobre o ataque aéreo que foi realizado alguns minutos antes de eles conversarem por telefone.

"A intenção clara da Rússia é tornar a cidade inabitável", disse ele em um resumo da ligação publicada no aplicativo de mensagens Telegram.

Mais tarde, em seu discurso noturno em vídeo, o presidente ucraniano disse que o ataque foi "uma tentativa óbvia de intimidação para que o terror fosse visível para toda a cidade e uma tentativa de limitar o acesso de Kharkiv à comunicação e à informação".

A cidade de Kharkiv, no nordeste do país, com uma população de 1,3 milhão de habitantes, fica a apenas 30 km da fronteira russa, o que a torna um alvo fácil para mísseis balísticos e outras armas, uma vez que as defesas aéreas da Ucrânia estão diminuindo.

Suas instalações elétricas sofreram danos particularmente graves desde que a Rússia, no mês passado, começou a atacar o sistema de energia com ataques maciços.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade